EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

Manutenção corretiva em ar condicionado, entenda tudo sobre…

Qual a diferença entre manutenção corretiva e preventiva?

Embora o objetivo de ambos procedimentos seja basicamente o mesmo, ou seja: melhorar o funcionamento do seu aparelho de ar condicionado. Existem algumas diferenças significativas entre manutenção preventiva e manutenção corretiva.

Entenda melhor…

A manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado, como vimos anteriormente em outro artigo do Blog: Ar Condicionado | Os benefícios da Manutenção Preventiva, é feita previamente (como o próprio nome sugere) com o intuito de preservar o sistema de ar condicionado, prolongando a vida útil do mesmo.

Além disso a manutenção preventiva cumpre a função de espaçar o tempo das manutenções corretivas que porventura deverão ocorrer. Elas precedem (ou deveriam preceder) a necessidade de reparos nos equipamentos, afinal esse procedimento é realizado também com o objetivo de identificar as possíveis necessidades de ajustes e reparos em todo o sistema.

Manutenção Corretiva Sistema de Ar Condicionado
Mas então o que é a manutenção corretiva?

Geralmente mais complicada que a manutenção preventiva, pois quando é solicitada significa que algo não vai bem com o ar condicionado, esse tipo de manutenção é necessária quando existe algum problema de ordem técnica no aparelho.

As manutenções corretivas ocorrerão posteriormente, e sempre devido a quebra ou mau funcionamento do ar condicionado, e visam a identificação do problema e o concerto imediato desse sistema.

As manutenções corretivas lidam com problemas dos mais simples aos mais complexos, que podem exigir reparos em uma ou mais peças, ou até mesmo em todo o sistema.

Necessidade de manutenção

Muitos locais necessitam de refrigeração por algumas horas do dia, como shoppings, lojas e escritórios…

Porém,  existem locais como indústrias, hospitais e laboratórios, em que o sistema de ar condicionado é utilizado como parte do bom funcionamento dos processos realizados no local, sendo imprescindível o perfeito estado do aparelho por questões que envolvem inclusive a saúde dos trabalhadores.

Locais como estes não podem se dar ao luxo de ficar sem o funcionamento do aparelho de ar condicionado. Por este motivo, as manutenções quando necessárias nesses ambientes, tem que ser realizadas o mais rápido possível (e o tempo da realização vai depender da profundidade do problema identificado). E quando realizada de forma correta, a manutenção permite que o aparelho volte a funcionar de forma segura e eficaz.

Esse tipo de manutenção, geralmente não ocorre de forma programada. São solicitadas quando existe algum problema, pegando as pessoas de surpresa.

Uma maneira eficaz de baixar custos e garantir o bom funcionamento do seu aparelho de ar condicionado é programando manutenções preventivas. Desta forma é possível evitar sustos, reparos e correções não programadas

 Veja alguns dos problemas mais comuns que geram necessidade de manutenções corretivas:

  • Quebra ou desgaste de peças
  • Necessidade de limpeza e higienização
  • Troca ou lavagem dos filtros de ar
  • Troca de peças
  • Reparo geral

Benefícios da manutenção corretiva

  • Evita a proliferação de fungos, vírus e bactérias
  • Minimiza a propagação de contaminantes aéreos como partículas de poeiras geradas pelos processos industriais
  • Contribuem para a diminuição de doenças respiratórias
  • Economia de energia
  • Prolongamento da vida útil do aparelho
Troca dos Filtros de Ar

As manutenções tanto preventivas como corretivas, ajudam a evitar problemas como contaminações por fungos e bactérias causadores de doenças respiratórias, devido ao acúmulo de sujeira nos filtros.

Nesse aspecto é importante ressaltar que certamente a troca dos filtros de ar é um importante passo da manutenção. Pois de nada adianta ter um aparelho funcionando de forma correta e eficiente, se ele está espalhando para o ar agentes contaminantes prejudiciais à saúde.

Troca de Filtro de Ar

Na Linter você encontra linhas exclusivas de filtros de ar para aplicações em vários setores da Indústria entre outras áreas de atuação também.

Entre no site linter.filtros.com.br e encontre o filtro ideal para sua empresa, ou solicite um orçamento clicando abaixo.

Solicitar orçamento