Qual a diferença entre manutenção corretiva e preventiva?
Embora o objetivo de ambos procedimentos seja basicamente o mesmo, ou seja: melhorar o funcionamento do seu aparelho de ar condicionado. Existem algumas diferenças significativas entre manutenção preventiva e manutenção corretiva.
Entenda melhor…
A manutenção preventiva dos aparelhos de ar condicionado, como vimos anteriormente em outro artigo do Blog: Ar Condicionado | Os benefícios da Manutenção Preventiva, é feita previamente (como o próprio nome sugere) com o intuito de preservar o sistema de ar condicionado, prolongando a vida útil do mesmo.
Além disso a manutenção preventiva cumpre a função de espaçar o tempo das manutenções corretivas que porventura deverão ocorrer. Elas precedem (ou deveriam preceder) a necessidade de reparos nos equipamentos, afinal esse procedimento é realizado também com o objetivo de identificar as possíveis necessidades de ajustes e reparos em todo o sistema.
Mas então o que é a manutenção corretiva?
Geralmente mais complicada que a manutenção preventiva, pois quando é solicitada significa que algo não vai bem com o ar condicionado, esse tipo de manutenção é necessária quando existe algum problema de ordem técnica no aparelho.
As manutenções corretivas ocorrerão posteriormente, e sempre devido a quebra ou mau funcionamento do ar condicionado, e visam a identificação do problema e o concerto imediato desse sistema.
As manutenções corretivas lidam com problemas dos mais simples aos mais complexos, que podem exigir reparos em uma ou mais peças, ou até mesmo em todo o sistema.
Necessidade de manutenção
Muitos locais necessitam de refrigeração por algumas horas do dia, como shoppings, lojas e escritórios…
Porém, existem locais como indústrias, hospitais e laboratórios, em que o sistema de ar condicionado é utilizado como parte do bom funcionamento dos processos realizados no local, sendo imprescindível o perfeito estado do aparelho por questões que envolvem inclusive a saúde dos trabalhadores.
Locais como estes não podem se dar ao luxo de ficar sem o funcionamento do aparelho de ar condicionado. Por este motivo, as manutenções quando necessárias nesses ambientes, tem que ser realizadas o mais rápido possível (e o tempo da realização vai depender da profundidade do problema identificado). E quando realizada de forma correta, a manutenção permite que o aparelho volte a funcionar de forma segura e eficaz.
Esse tipo de manutenção, geralmente não ocorre de forma programada. São solicitadas quando existe algum problema, pegando as pessoas de surpresa.
Uma maneira eficaz de baixar custos e garantir o bom funcionamento do seu aparelho de ar condicionado é programando manutenções preventivas. Desta forma é possível evitar sustos, reparos e correções não programadas
Veja alguns dos problemas mais comuns que geram necessidade de manutenções corretivas:
- Quebra ou desgaste de peças
- Necessidade de limpeza e higienização
- Troca ou lavagem dos filtros de ar
- Troca de peças
- Reparo geral
Benefícios da manutenção corretiva
- Evita a proliferação de fungos, vírus e bactérias
- Minimiza a propagação de contaminantes aéreos como partículas de poeiras geradas pelos processos industriais
- Contribuem para a diminuição de doenças respiratórias
- Economia de energia
- Prolongamento da vida útil do aparelho
Troca dos Filtros de Ar
As manutenções tanto preventivas como corretivas, ajudam a evitar problemas como contaminações por fungos e bactérias causadores de doenças respiratórias, devido ao acúmulo de sujeira nos filtros.
Nesse aspecto é importante ressaltar que certamente a troca dos filtros de ar é um importante passo da manutenção. Pois de nada adianta ter um aparelho funcionando de forma correta e eficiente, se ele está espalhando para o ar agentes contaminantes prejudiciais à saúde.
Na Linter você encontra linhas exclusivas de filtros de ar para aplicações em vários setores da Indústria entre outras áreas de atuação também.
Entre no site linter.filtros.com.br e encontre o filtro ideal para sua empresa, ou solicite um orçamento clicando abaixo.