EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

7 atitudes que te ajudam a economizar custos e otimizar energia com ar condicionado

Troca dos Filtros para ar condicionado. Um passo fundamental para o consumo de energia.

Veja como essa e outras atitudes simples, geram economia no final do mês…

Verão no Brasil significa temperaturas bem quentes que costumam se elevar acima da casa dos 28°C. Muitas vezes passando dos 30°C, chegando a 34°C ou até mais, dependendo do local do país. E como a sensação térmica muitas vezes vai bem além da temperatura real, o nível de desconforto também é alto. Por esse motivo é justamente nessa época do ano que o ar condicionado é mais requisitado e até necessário, dependendo do ambiente.

verão ar condicionado

Já faz algum tempo que o aparelho de ar condicionado passou de item de luxo a item básico, essencial no dia-a-dia das empresas e indústrias. E são eles os grandes provedores do bem estar geral nesses locais. Além de manter o ambiente com a temperatura térmica agradável (sobretudo em dias de extremo calor), o ar condicionado controla a umidade do ar e ainda realiza a filtragem, retirando do ambiente contaminantes aéreos prejudiciais à saúde.

Com tanta tecnologia envolvida e consumidores exigentes, que estão cada vez mais preocupados com questões ambientais e consumo energético, é necessário ter em mente que o aparelho de ar condicionado é sim um equipamento que consome bastante energia, porém não muito diferente de outros eletrodomésticos como o chuveiro e a geladeira que também são considerados “ladrões assíduos” desta.

Porém alguns mitos e incertezas sobre este aparelho podem levar ao uso incorreto do mesmo, e por consequência aumentar drasticamente o consumo de energia. O que por fim vai refletir diretamente na hora de pagar a conta de luz. Este é um receio comum que assusta as pessoas…

Mas será que existe uma maneira correta de utilizar o ar condicionado, uma que não prejudique o bolso do consumidor?

A boa notícia é que sim, existe!

Vamos falar novamente em boas práticas, e mostrar como adotar cada uma delas pode contribuir com o seu bolso no final do mês.

aparelho de ar condicionado

Evite aumentos drásticos na sua conta de luz. Adote atitudes simples mas que fazem a diferença…
  1. Redobre a atenção na hora de realizar a instalação do seu aparelho de ar condicionado

Sim, a instalação interfere no consumo de energia. Se mal instalado o funcionamento do aparelho pode ficar comprometido aumentando o consumo de energia. Então é importante atentar-se no ato da instalação para que ela ocorra de forma correta.

  1. Utilize equipamentos adequados para cada ambiente

Essa relação vai depender do tamanho do ambiente, da necessidade de refrigeração, do fluxo do ar e do número de pessoas que ocupam o espaço. A utilização de um equipamento errado (por exemplo um com menos potência para um local grande e com muita movimentação) tende a sobrecarregar o aparelho, que provavelmente não conseguirá cumprir de maneira eficaz a refrigeração local e será colocado em carga máxima. Logo, trabalhará mais e consumirá mais energia, porém sem obter um resultado eficiente.

  1. Mantenha a temperatura dentro de um limite favorável

Nem no máximo, nem no mínimo, aqui o bom senso ajuda também. A temperatura ambiente deve ficar entre 22ºC e 24ºC que é o mais indicado para o corpo humano, e que também não irá sobrecarregar o aparelho.

  1. Não desligue com frequência o seu aparelho de ar condicionado

Desligar e ligar com frequência o seu aparelho é uma forma ineficiente de tentar economizar na conta de luz. Isso porque o aparelho acaba consumindo mais energia ao ligar, atingindo certo pico. Só é indicado desligar o ar condicionado se for se ausentar por períodos mais longos. Caso saiba que retornará ao ambiente em menos de 1 hora, é melhor mantê-lo funcionando mesmo na sua ausência.

  1. Feche portas e Janelas

Manter portas e janelas abertas no ambiente em que está atuando o ar condicionado, favorece para a perda da temperatura ambiente. A mesma que o aparelho de ar condicionado está trabalhando para manter. Então manter as frestas bem fechadas é uma ótima maneira de ajudar a manter o ambiente refrigerado.

  1. Realize manutenções preventivas do seu aparelho

Vimos anteriormente em outro artigo artigo, que as manutenções preventivas são necessárias para identificar possíveis falhas no sistema de refrigeração, identificar peças que precisam de reparo ou troca, bem como identificar a hora certa de realizar as trocas ou a limpeza dos filtros de ar. As manutenções preventivas contribuem diretamente diminuindo os gastos gerados pelo aparelho (clique para ver o artigo).

  1. Realize a troca de filtros para ar condicionado com frequência

Realizar a troca dos filtros de ar dentro do prazo, ajuda o seu aparelho de ar condicionado a não sobrecarregar por acúmulo de resíduos, o que força o aparelho a trabalhar mais do que o recomendado. Isso é também uma forma de contribuir com o seu bolso, pois a troca dos filtros de ar contribuem inclusive para o aumento da vida útil do seu equipamento.

A Linter filtros está há mais de 2 décadas no mercado com uma vasta linha de filtros e equipamentos para Tratamento de Ar.

Conheça todos os produtos através do nosso site lintefiltros.com.br ou solicite aqui um contato comercial.