EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Ventilação industrial e segurança no trabalho

Ventilação industrial x segurança no trabalho

Ambientes industriais são locais saturados de contaminantes aéreos provenientes dos processos realizados nestes mesmos ambientes.

Fábricas e indústrias lidam com matérias primas de origens diversas, submetendo estas a processos e manuseios para a transformação destes materiais em novos e diferentes produtos.

Mas é importante ter em mente, que todo e qualquer processo industrial tem por consequência a geração de diversos tipos de resíduos e rejeitos: sólidos, líquidos, resíduos em suspensão no ar como partículas de poeiras, aerossóis entre outros. E é papel das empresas geradoras, realizar o tratamento e o descarte correto destes subprodutos, de maneira que não prejudique o meio ambiente.

Neste artigo falaremos sobre a emissão de contaminantes aéreos, e veremos qual a melhor opção para as industrias visando a resolução deste problema.

Poeira Industrial

Segurança nos ambientes de trabalho

Indústrias farmacêuticas, alimentícias, químicas, têxteis entre muitas outras são alguns dos locais que tendem a ser impregnados de odores, gases, partículas de poeiras, fora outros contaminantes possíveis como ácaros, vírus e bactérias que se utilizam dessas partículas para circularem e se propagarem através do ar pelos ambientes.

A poluição industrial é algo sério que pode afetar a saúde dos trabalhadores locais e pode causar a contaminação dos produtos, então é também um assunto muito relevante para as empresas. Pois pode gerar doenças, possíveis contaminações aos consumidores finais, multas etc.

partículas de poeiras industriais

É preciso que as empresas estejam sempre em conformidade com as normas e regras existentes (para cada ramo e setor) minimizando assim os riscos para seus funcionários, danos ao meio ambiente e evitando a contaminação dos produtos.

A utilização de EPI’s por exemplo, é uma forma de diminuir os riscos de contaminação e de acidentes de trabalho. Afinal, sem a proteção adequada, os colaboradores ficam mais expostos quando em ambientes de alto risco.

utilização de EPIS

A qualidade do ar interior de ambientes como fábricas, precisa ser alta e segura. As pessoas que trabalham nestes locais não podem respirar um ar carregado de contaminantes prejudiciais à saúde delas. Produtos químicos, tóxicos ou não tóxicos, são prejudiciais ao sistema respiratório e ao organismo em geral. Então as empresas precisam de um sistema que cumpra adequadamente a função de renovação do ar ambiente. Pois esta também é uma forma de proteger os funcionários dos riscos de contaminações.

Sem que haja a troca e filtragem do ar nos ambientes industriais, o ar fica impregnado de contaminantes e certamente pode se tornar um perigo para quem permanece no local.

Normas de Segurança de Trabalho

As normas de segurança do trabalho, visam justamente proteger a saúde das pessoas nestes locais. Elas são um conjunto de regras aplicáveis para cada situação, e que tem como propósito tornar o local de trabalho um lugar menos insalubre e mais seguro para todos.

A NR15 por exemplo, é uma das Normas que fala sobre segurança de trabalho em ambientes insalubres. Dentro desta norma alguns itens tratam de assuntos que são pertinentes a tratamento do ar. Veja a o Link abaixo.

Guia Trabalhista – Norma Regulamentadora NR 15. Acesse: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr15.htm – Data da consulta: 15/07/2019

Sistema de Ventilação Industrial

A ventilação industrial realiza a renovação do ar, promovendo aos ambientes…

  • Conforto e Segurança! 

O ar que foi retirado de um ambiente externo é depositado no local. Enquanto isso o ar interior é guiado para fora do ambiente por um sistema de dutos, e recebe tratamento antes de ser despejado. Certamente que esta é uma maneira simples de descrever o sistema de ventilação.

Esse sistema realiza o processo contínuo de renovação deste elemento, impede que o ar contaminado permaneça no local e traz ar limpo e renovado para o recinto.

Mas a ventilação industrial por si só não realiza nenhum ato de refrigeração, porém por meio da troca do ar interior pelo ar exterior é possível conseguir uma temperatura mais amena. E geralmente este sistema costuma ser utilizado em conjunto com o sistema de climatização.

O sistema de ventilação contribui ainda, atenuando o calor causado pelo aquecimento das máquinas industriais. Esse processo se dá por meio da renovação do ar, quando o ar quente é retirado e o ar novo é injetado de um ambiente externo, o calor das máquinas é impedido de se propagar pelo local.

 Benefícios do sistema de Ventilação Industrial
  • Circulação do ar
  • Ar limpo e renovado por meio da filtragem
  • Auxílio no controle da temperatura / Maior conforto térmico
  • Saúde e segurança no ambiente de trabalho (pela retirada do ar contaminado)
 Alguns componentes do sistema de Ventilação
  • Ventiladores
  • Dutos
  • Dampers
  • Filtros
  • Serpentinas
  • Umidificador/ Desumidificador
Filtros de Ar

A realização do tratamento do ar no sistema de ventilação é feita a partir dos filtros utilizados.

Os filtros de ar retém gases, partículas de poeiras, odores, bactérias e outros tipos de contaminantes, deixando o ambiente livre dos agentes contaminantes.

Os filtros devem ser utilizados na captação do ar externo, tratando o ar antes de depositá-lo no ambiente (dependendo do processo industrial realizado, o ar necessita de extremo grau de pureza, então essa filtragem, é fundamental).

Mas também no ato de despejo para a atmosfera exterior, o ar precisa ser filtrado. Afinal é papel das industrias realizarem o tratamento correto dos seus rejeitos para só então realizarem o descarte.

Troca de Filtros

A troca dos filtros de ar é outro fator de extrema relevância. Filtros saturados além de impedir que o sistema funcione de forma eficiente, propaga ainda mais os contaminantes pelo ar.

Filtros mais utilizados no sistema de ventilação

Mantas Filtrantes

Mantas Filtrantes

Filtros Descartáveis FGV e FGP

Filtros Descartáveis

Filtros Plissados ES e ES-E e ES/B e ES-E/B

 

Filtros Descartáveis ES e ES-EFiltros Plissados

Filtros Multibolsa

Filtros Multibolsas

Filtro FPP e IRP e FP

Filtros Finos


Conheça a linha completa de Filtros de Ar da Linter clicando aqui    linterfiltros.com.br

Ou clique em  contato  e fale com um de nossos representantes.