EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

Sistema HVAC em Indústrias Farmacêuticas

Sistema HVAC em Indústrias Farmacêuticas e Áreas Críticas

A tecnologia do sistema HVAC – aquecimento; ventilação e ar condicionado, é muito utilizada principalmente em locais com grande circulação de público, como shopping centers, teatros, restaurantes, escritórios e indústrias de vários segmentos.

O processo realizado por esse sistema é decerto responsável por trazer ao ambiente conforto térmico, renovação, tratamento e qualidade do ar interior. Além da retirada da umidade presente, que facilita a propagação de fungos, bactérias e partículas nocivas.

Muito utilizado em áreas sensíveis à contaminação. O sistema HVAC em indústrias farmacêuticas é fundamental, pois esses são ambientes que necessitam de proteção ampliada em todas as etapas da fabricação dos medicamentos, para o controle de qualidade dos mesmos.

Além da necessidade de ter espaços limpos e classificados, todos os processos devem ser realizados sob um sistema de filtragem do ar, visando principalmente a proteção dos operadores, do meio ambiente e dos produtos.

Mais do que apenas um simples sistema de conforto térmico. O sistema HVAC trabalha com diferentes níveis de pressão e vazões de ar, com o objetivo de proteger toda a operação. Uma falha nesse sistema poderia causar a contaminação dos medicamentos, que seriam descartados pelo controle de qualidade do fabricante, causando prejuízos financeiros, pois os medicamentos seriam impedidos de chegar ao mercado consumidor e causar desta forma danos à saúde das pessoas que iriam utilizá-lo.

Nas indústrias deste segmento o tratamento do ar é um fator
crítico de segurança!

Normas regulamentadoras (ANVISA e ABNT) visam à proteção e utilização das boas práticas dentro desses ambientes, desde a fase de fabricação até o processo final de embalagem. Em conclusão, todas essas etapas são passíveis de contaminação. Por isso o processo do sistema de tratamento de ar, antes de tudo, vai minimizar os riscos presentes.

A filtragem do ar por meio desse sistema, se dá pela captação do ar externo para renovação e pressurização dos ambientes, e do ar de retorno dos ambientes que passa então por várias etapas de filtragem através de filtros Grossos, Médios, Finos e finalmente os Absolutos HEPA, que são os principais responsáveis pelo processo de purificação do ar, que por fim é insuflado nos ambientes.

O processo de fabricação de medicamentos pode também gerar gases, que precisam ser tratados e transportados para fora do local por um sistema de exaustão.

Conheça alguns dos benefícios do sistema HVAC em indústrias farmacêuticas:
  • Filtragem do ar
  • Renovação do ar ambiente
  • Retenção de partículas de poeira
  • Minimização de fungos e bactérias
  • Conforto térmico
  • Diminuição de casos de doenças alérgicas e respiratórias dos trabalhadores locais

A realização de manutenção preventiva do sistema HVAC e a troca dos filtros de ar são etapas essenciais para a boa eficiência desses sistemas.

A Linter Filtros fabrica uma linha completa de filtros indicadas para o Sistema HVAC.

Conheça abaixo alguns dos modelos mais utilizados.

Filtro Porta Mantas

Filtro Porta Mantas

Filtros Descartáveis

Filtros Descartáveis

 Filtros Multibolsa

 Filtros Multibolsa

Filtro Fino FP

Filtros Absolutos HEPA

Filtros Absolutos HEPA

Filtros de Carvão Ativado

Filtros de Carvão Ativado

Solicite aqui um orçamento.

Insira o código abaixo: captcha