EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Sistema de exaustão e ventilação para cozinhas industriais

Sistema de exaustão e ventilação de Ar

Controle de Gases e Odores

Cozinhas industriais são locais geralmente bem movimentados e com muita tensão e correria por parte dos profissionais, que estão em constante preparo dos alimentos.

Clientes à espera e um número significativo de pratos para preparar, requer foco e rapidez. Além de um número alto de profissionais presentes no local, trabalhando a todo vapor.

Muitas pessoas, muitos pratos, muita cocção!

Ou seja, a cozinha é um ambiente impregnado de odores. Os mais variados tipos pairam por ali.

Os próprios alimentos em seu estado natural, geram alguns odores que se desprendem e tendem a permanecer. Junte a isso a fumaça, a gordura e os gases que são consequência dos preparos realizados como cozimentos, frituras etc., e certamente teremos uma cozinha industrial super saturada!

Vapores de CozinhasAlém disso, outro fator característico das cozinhas é a alta temperatura. Esta é consequência dos fornos, fogões à gás, à lenha e outros equipamentos utilizados para a cocção dos alimentos.

Mas para que este ambiente seja um local apropriado para os profissionais da área, algumas medidas devem ser tomadas. Estas inclusive são previstas por lei!

Segurança para Cozinhas Profissionais

As cozinhas industriais precisam ser um ambiente mais “agradável” no sentido térmico e olfativo.

Os gases e vapores gerados, podem ser extremamente nocivos à saúde dos profissionais. Principalmente tendo em conta de que estes passam muitas horas inseridos neste ambiente.

A sensação térmica é outra questão fundamental que envolve não apenas o conforto, mas é também uma questão de saúde. O calor extremo pode afetar a produtividade e a saúde dos cozinheiros e outras pessoas que convivem nesse ambiente, levando à sensação de mal estar físico pelo excesso de exposição.

Então para que tudo funcione perfeitamente, sem trazer riscos aos profissionais da área e visando a minimização dos possíveis desconfortos (relativos à temperatura e aos cheiros) algumas normas técnicas regulamentam e trazem boas práticas a estes locais.

Cozinhas Industriais Linter FiltrosA Anvisa é um órgão bem conhecido por fiscalizar esses locais e a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, regulamentou alguns parâmetros relativos à Tratamento de Ar, que devem ser seguidos e mantidos. A NBR 14518, prevê a instalação e utilização de sistema de ventilação para as cozinhas profissionais, como forma de atenuar os gases e odores e minimizar a alta temperatura do ar.

Essas normas visam proteger a saúde das pessoas e a integridade dos alimentos, respeitando todas pessoas que irão consumir os produtos, e os profissionais que realizam os preparos.

sistema de exaustão e ventilação de ar age nesse ambiente removendo vapores, gases, fumaças, e promovendo a constante renovação o ar.

Como funciona cada etapa do sistema de captação e tratamento de ar?

Nas cozinhas a utilização de coifas e captores é primordial! O papel desses equipamentos é realizar a captura desses gases e fumaças que podem gerar irritação no organismo, levando inclusive à intoxicação.

O sistema de exaustão é o responsável por realizar a captação de todos esses odores, fumaças e vapores. Esse sistema vai garantir que substâncias tóxicas e nocivas à saúde não permaneçam no ambiente. O ar é retirado, tratado e redirecionado através de um sistema de dutos para outro local.

O insuflamento de ar por outro lado, realiza a renovação de ar, propiciando ao ambiente uma faixa estável de temperatura, mantendo ela sob um limite confortável para as pessoas que trabalham ali. Este sistema realiza a reposição do ar e promove a ventilação, injetando continuamente ar de um ambiente externo.

A captação desse se dá por meio de dutos e ventiladores, e ele é conduzido até o ambiente a ser depositado.

Nas cozinhas profissionais é necessário que o volume de ar insuflado seja menor que a quantidade de ar exaurido. Dessa forma a pressão negativa do ar é mantida. Ou seja, retira-se mais ar do que injeta.

Todo esse sistema ajuda a amenizar a temperatura ambiente, trazendo mais conforto térmico para os funcionários.

Quais são os benefícios que o sistema de exaustão promove?
  • Captação de: gases, fumaças, partículas de poeiras e odores variados
  • Atenuação do calor por meio da ventilação ambiente
  • Atenua o risco de contaminação através do ar: fungos, ácaros, vírus e bactérias
  • Proteção: à saúde dos profissionais, do consumidor final e dos alimentos
 Os sistemas de captação contam com:
  • Ventiladores
  • Coifas
  • Filtros de Ar
  • Sistema de compensação de ar
  • Lavadores de ar

Filtros de Ar

A utilização dos filtros de ar nos sistemas de exaustão e ventilação promove o tratamento do ar. Tanto em sua captura (para depositá-lo no ambiente) quanto no momento de descarte (já que o ar necessita de tratamento prévio antes de ser liberado de volta na atmosfera).

Os filtros de ar são utilizados tanto nas coifas, quanto fazem parte do sistema de exaustão de ar, e são peças fundamentais para que o ar se torne seguro e livre agentes contaminantes.

Os filtros mais utilizados nos sistema de exaustão e ventilação de ar são:


A Linter Filtros tem as melhores soluções para sistema de exaustão e ventilação de ar, industrial e comercial. Temos uma equipe de engenheiros especializada em consultorias, projetos e instalações, atuando em vários segmentos da indústria de acordo com a necessidade e particularidade de cada cliente.

Veja nossos cases de sucesso clicando no link abaixo ↓ e solicite um contato comercial.

Sistema de Exaustão e Ventilação de Ar Industrial e Comercial da Linter Filtros