EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Tratamento de ar em farmácias de manipulação, um fator primordial!

Sistema de Exaustão de Ar

para Farmácias de Manipulação

Em farmácias de manipulação, o risco de contaminação é iminente e relativamente alto devido a quantidade de fórmulas que são desenvolvidas e produtos químicos que são manipulados diariamente. Isso pode causar diversos danos à saúde dos profissionais da área.

Alguns cuidados básicos são portanto necessários e fazem parte das boas práticas, para que estes locais funcionem de maneira segura e sem maiores problemas.

A integridade e a eficácia dos produtos, e sobretudo saúde e proteção das pessoas é o que está em jogo. Entenda…

farmácia

Farmácia de Manipulação

Diferente das drogarias, comumente também chamadas de farmácia (local onde os medicamentos são apenas comercializados). As farmácias de manipulação são ambientes mais complexos, pois em seu interior são manipuladas diversas fórmulas e substâncias de origens químicas; minerais; sintéticas; voláteis entre outras… Que podem ou não, ser tóxicas e prejudicais à saúde.

farmácia de manipulação

Devido à grande quantidade e diversidade de produtos que ali são manuseados (a fim de que se tornem o medicamento encomendado pelo paciente). Os locais onde os fármacos são desenvolvidos possuem matérias em suspensão em seu interior, aumentando ainda mais os riscos nesses setores de atuação… Assim sendo, o tratamento do ar é um sistema de proteção indispensável nesses locais!

Tratamento de Ar

Os produtos nas farmácias de manipulação são resultado de reações químicas e biológicas, de substâncias que foram combinadas e dosadas com o propósito de transformar esses insumos em fórmulas utilizáveis para os pacientes. Com o manuseio contínuo desses materiais, resíduos são gerados e ficam em suspensão no ar.

Nesses processos são desprendidas partículas líquidas (como gases e vapores) perigosos para a saúde. Tanto quanto partículas sólidas e poeiras químicas também se desprendem. Todos esses materiais são prejudiciais, tanto para os profissionais locais, como para o próprio ambiente. O inalar dessas partículas pode causar diversos danos à saúde, inclusive sérias doenças.

poeira

vapores tóxicosEntão essas partículas devem ser mantidas longe das fórmulas em preparação. Bem como dos insumos, sob o risco de contaminar outros materiais, o que além de trazer prejuízo financeiro, pode porventura prejudicar terceiros, ou seja, o consumidor final, em caso de contaminação de produtos.

Sistema de Insuflamento e Exaustão como cuidado necessário…

É justamente para evitar esse tipo de situação crítica, que o tratamento do ar é imprescindível nesses setores…

A retirada do ar contaminado por partículas, e a injeção de ar limpo no ambiente traz segurança ao local!

Os sistema de exaustão cumpre a retirada, enquanto o ar limpo é novamente depositado pelo sistema de insuflamento local.

Nas farmácias de manipulação, o sistema de exaustão é uma forma de controlar a taxa de renovação e a qualidade do ar interior. Mas é graças ao filtro de ar, que o ar se torna limpo e confiável.

Filtros de Ar nos Sistemas de Exaustão e Insuflamento

Alguns processos, como nos caso de manipulação de colírios ou casos similares (onde produto manipulado exige um grau elevadíssimo de preservação), antes de ser depositado no ambiente, o ar precisa passar por um processo de filtragem a fim de que seja garantida a qualidade do mesmo.

Filtros Finos e HEPA garantem que a qualidade do ar de entrada seja absolutamente limpo.

farmácia de manipulação

Da mesma maneira e igualmente importante, dependendo do tipo de processo realizado nas farmácias de manipulação, quando os resíduos gerados soltam fragmentos que são considerados hostis, é necessário realizar tratamento prévio do ar antes de despejá-lo.

Então na retirada do ar contaminado do ambiente farmacêutico, ao ser devolvido para a atmosfera, o ar também necessita de filtragem, passando pelos filtros HEPA para evitar contaminação ambiental (o que inclusive é passível de multa, por causar danos ao meio ambiente).

Os filtros de ar cumprem a filtragem barrando contaminantes diversos, desde partículas e gases provenientes dos processos realizados, até fungos, ácaros, vírus e bactérias que podem contaminar e causar danos às pessoas, aos produtos e ao ambiente.

Existem diversos filtros, cada qual atendendo a uma classe de filtragem e sendo especifico para determinada aplicação. Mas sobretudo no interior de ambientes como as farmácias de manipulação, os Filtros Finos e Absolutos Hepa são muito utilizados por atenderem o nível de classificação que esses locais necessitam.

É comum também que estes ambientes farmacológicos utilizem sistemas de controle da pressão do ar. Que tanto pode ser positiva, quanto negativa. Isso vai depender dos processos que são realizados.

O sistema de pressurização funciona também como uma ferramenta para controlar a segurança, no caso da manipulação de resíduos estéreis e substâncias tóxicas.


A Linter possui filtros para sistemas de exaustão e ventilação de ar.

Clique aqui e conheça nossos cases de sucesso 👉🏻 Cases de Sucesso

Ou consulte um de nossos representantes e solicite um contato comercial 👉🏻 Contato Comercial