EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Porque é tão importante a circulação de ar em ambientes fechados?

Sistema de Climatização: o que a falta de circulação do ar em ambientes empresariais pode causar… 

O ar de ambientes frequentados por muitas pessoas, quando parado e não renovado por um sistema de climatização, contribui para uma série de fatores que a médio e longo prazo pode trazer complicações à saúde das pessoas envolvidas com o local. Entenda melhor…

Ambiente empresarial

Em um ambiente de trabalho com alta ocupação de pessoas todos os dias, litros e mais litros de CO² são gerados e despejados no ar. Isso porque quando respiramos inalamos oxigênio, por outro lado liberamos gás carbônico, CO², gás prejudicial à saúde.

O CO² quando em excesso, provoca alterações no organismo de quem o inalar. As pessoas tendem a se tornar menos produtivas, mais sonolentas e cansadas afetando até mesmo o humor delas.

Ambiente fechado e com pouca circulação de ar

Quando o local não é suficientemente ventilado seja por janelas, frestas ou por um sistema de climatização adequado, e por outro lado ele possui um alto número de pessoas, a sensação que fica literalmente “pairando no ar” é a de um ambiente cujo ar é pesado, desagradável, geralmente portador de maus odores, e isso tudo acaba por afetar a saúde das pessoas. Sim, certamente a saúde está em jogo!

Sem que o ar circule, o ambiente tende a se tornar um lugar inóspito, além de pouco saudável e com mais predisposição a contaminações e proliferações de agentes contaminantes por vias aéreas.

Em dias frios, portas e janelas fechadas contribuem para um local aquecido, sim. Mas também contribuem para a proliferação de doenças respiratórias como bronquite, asma, rinites, gripes e resfriados. E uma só pessoa infectada é o suficiente para propagar a todo o ambiente, vírus e bactérias que permanecerão no local contaminando outras pessoas.

Em dias de extremo calor a situação pouco melhora. Imagine um ambiente fechado contendo um número relativamente alto de pessoas. Moramos em um país tropical, o clima tende a esquentar muito no verão. A alta temperatura do ar, aliada ao aquecimento produzido por máquinas industriais, dissiparão seu calor para o ambiente resultando em um ambiente extremamente abafado, causando um mal estar geral.

Falta de ventilação ambiente

Além disso, odores desagradáveis físicos e industriais permanecerão no local já que não existe a troca do ar.

Sistema de Climatização Ambiente

Não se trata apenas de ter um ambiente com sensação térmica agradável. A circulação do ar promove um ambiente saudável às pessoas!

A refrigeração realizada por um sistema de climatização, manterá o ar circulando de maneira permanente. Ela  é fundamental para ambientes fechados como escritórios, fábricas, indústrias, galpões entre outros, pois promovem ar saudável e bem-estar geral através da climatização.

A Lei PMOC 13.589/2018 – definida pela Anvisa juntamente com o Ministério da Saúde, tornou obrigatória a realização da manutenção dos sistemas de ar-condicionado em locais públicos e indústrias de diversos setores, bem como a troca dos filtros de ar.

Os filtros de ar instalados dentro dos equipamentos de climatização é que vão realizar o papel fundamental de barrar os agentes contaminantes do ambiente

Os benefícios da climatização juntamente com os filtros de ar
  • Promovem arejamento do local fazendo com que o ar circule
  • Evitam a proliferação de fungos, vírus e bactérias
  • Evitam a dissipação de partículas de poeiras geradas pelos processos industriais
  • Contribuem para a diminuição de doenças respiratórias
  • Evitam a propagação de maus odores
  • Além de contribuir positivamente para ao aumento do bem-estar geral dos funcionários aumentando sua produtividade e colaborando para a saúde.

Ambiente de trabalho

Acesse o nosso site linterfiltros.com.br e conheça a linha completa de filtros e equipamentos para tratamento de ar.