EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Entenda a Função da Renovação do Ar nas Empresas

Renovação de Ar Industrial

Em ambientes industriais existe uma preocupação pertinente em relação ao ar que circula pelo local.

Obviamente existe uma questão térmica relacionada. Ela age para que as pessoas que trabalham nas indústrias se sintam confortáveis com o clima no interior desses locais, que não pode ser, nem muito quente e abafado, tampouco pode ser frio a ponto de causar desconforto.

Mas a preocupação vai muito além de manter o local com uma temperatura agradável. Pois não se restringe somente ao campo do bem estar.

Em ambientes industriais é necessário ter um rígido controle, que atue para que possíveis contaminações sejam evitadas.

A renovação do ar é o sistema que controla a retirada do ar contaminado e realiza a inserção de ar novo. Assim se dá a diminuição do nível de contaminantes nas fábricas e indústrias.

Em ambientes abertos, essa troca acontece de forma natural e rápida. Porém em ambientes fechados o ar tende a permanecer “parado” no local, aumentando consideravelmente o nível de concentração de poluentes.

Quais os malefícios/perigo do ar contaminado para o organismo?

Ao inalar o ar, este adentra diretamente os pulmões e se espalha por toda a corrente sanguínea em questão de poucos segundos, com efeito  atingindo também os órgãos vitais do corpo humano.

Agora imagine esta mesma situação ocorrendo com um ar carregado de gases tóxicos ou partículas contaminantes prejudiciais ao organismo.

A todo instante respiramos certa quantidade de poluição. Mas existe um limite de concentração de tóxicos que uma pessoa pode inalar sem que isso afete a sua saúde.

É preciso levar em consideração, que nos ambientes industriais, os riscos da contaminação por vias aéreas é alto. Inclusive podendo ocasionar vários problemas de saúde a curto, médio ou a longo prazo.

Taxa de Renovação do Ar

Para isso, existe um cálculo de vazão do ar, que visa a renovação do ar e a baixa concentração de CO² dos ambientes que são climatizados artificialmente.

Em um lugar com alto número de pessoas, a concentração de CO² aumenta consideravelmente, na mesma medida em que cai o nível de oxigênio do local. Este elemento é também considerado um agente poluidor do ar. Tão nocivo à saúde quanto a circulação de contaminantes como vírus, fungos e bactérias.

A medição da taxa de renovação do ar, determina o volume do ar de um ambiente, o número aproximado de pessoas que frequentam o recinto e o intervalo em que a troca total deve se dar.

O tempo de renovação do ar por sua vez, vai depender do tamanho do ambiente e da quantidade de pessoas no local.

 Equipamentos utilizados no sistema de renovação

Os aparelhos de ar condicionado são utilizados tanto para a função de refrigeração quanto para a função de renovação do ar.

Neles são inseridos os filtros de ar que tem como função realizar o processo de captação de partículas contaminantes. Além de proteger o ambiente e as pessoas que frequentam o local.

A importância dos filtros nos sistemas de renovação

Existem vários tipos de filtros de ar. Cada qual cumpre uma função e um tipo de filtragem. Todos são utilizados com o intuito de que o ar se torne mais puro e seguro o possível.

Essa é uma forma de proteção que cobre desde as pessoas, os ambientes e protege inclusive os processos industriais.


A Linter Filtros está há 24 anos no mercado, oferecendo soluções completas para Tratamento de Ar.  

Temos uma vasta linha de Filtros, Equipamentos para filtragem e Sistemas de Exaustão, além de consultoria especializada, projetos, instalação e muito mais.

Clique no botão abaixo 👇🏼 e solicite um contato comercial.

Solicitar Contato Comercial