EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

O Uso de Pré Filtros para Salas Limpas

O Uso de Pré Filtros para Salas Limpas

São fabricados vários tipos de filtros, com diferentes eficiências de filtragem que são utilizados para o tratamento de ar. Dentro dessa ampla variedade de filtros podemos destacar aqueles que são utilizados principalmente com o objetivo de preservar e aumentar a durabilidade de outros filtros, normalmente de maior eficiência e consequentemente de maior custo. Entenda…

O que são os Pré Filtros? Como funcionam e para que servem?

Pré-filtros são filtros de ar (geralmente Grossos) utilizados de forma anterior a outros filtros (geralmente finos ou HEPA), como forma de reter particulados sólidos que estão presentes no ar, maximizando desta forma a eficiência do sistema de filtragem do ar.

Os Pré-filtros iniciais realizam a primeira filtragem retendo os particulados maiores, desta forma protegem a próxima etapa de filtros do sistema de filtragem melhorando seu desempenho e durabilidade.

Outro importante papel da Pré-filtragem é sua utilização como estratégia de otimização no processo de filtragem e prolongamento da vida útil dos demais filtros, já que estes receberão uma carga menor de particulados, isso resultará em maior durabilidade e maior capacidade de retenção de particulados também.

A sequência e escolha dos filtros para utilização como Pré filtros, dependerá muito da aplicação a que se destina o tratamento de ar, bem como o segmento para o qual ele está servindo.

Normalmente são utilizados filtros grossos como Pré-filtro dos filtros finos e filtros finos como Pré-filtros dos filtros absolutos HEPA. Mas existem aplicações específicas, onde poderão existir mais filtros utilizados além dos mencionados.

Quais são os filtros mais utilizados como Pré-filtros?

Qualquer filtro pode ser utilizado como Pré filtro, isso vai depender muito da aplicação a que se destina a filtragem. Mas existem algumas aplicações mais “comuns”, como por exemplo, no caso de um sistema de HVAC, entre outras situações também comuns, que acabam estabelecendo um “padrão” de filtros mais utilizados como Pré Filtros em processos de filtragem, e estes costumam ser os filtros grossos G3, G4, M5 e M6.

O uso de Pré-filtros em Ambientes críticos

Em ambientes críticos como salas limpas a utilização dos Pré-filtros é importantíssima também. Em alguns desses processos chega-se a utilizar até mais de um Pré filtro para garantir assim a excelência na filtragem.

Nesses ambientes o Pré-filtro retêm as partículas grossas provenientes da tomada de ar externo para renovação e pressurização e do retorno do ar da sala limpa, os filtros finos retém todos os tipos de particulados enquanto que o absoluto HEPA capta as micropartículas. A utilização do filtro fino e grosso como Pré-filtro aumenta a durabilidade do filtro absoluto HEPA. Os filtros em ambientes críticos podem ser instalados nos equipamentos dos Sistemas HVAC, nos dutos em caixas de filtragem especiais e também em caixas de filtragem terminais. 

Conheça a linha completa de Filtros de Ar e Caixas de Filtragem da Linter Filtros e solicite um orçamento bem aqui.

Insira o código abaixo: captcha