EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

O que é o Sistema HVAC e como ele funciona em ambientes industriais

Sistema HVAC Industrial como funciona a climatização nesses ambientes

A sigla HVAC: Heating, Ventilating and Air Conditioning, que em português foi traduzida para: AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, refere-se à funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização.

São 3 as funções centrais do HVAC. Juntas elas compõem um sistema responsável por garantir conforto térmico aos usuários dos ambientes, alta qualidade do ar, além de possibilitar o controle sobre algumas variáveis relativas ao ar.

A inclusão do “R”, como 4ª sigla: HVAC-R ou AVAC-R, diz respeito à função de Refrigeração.

Desta forma a sigla se torna um pouco maior, e o sistema mais amplo e completo.

H V A C

HVAC

Entender o que cada uma das siglas significa separadamente, sem dúvida ajuda a compreende um pouco mais as funções do sistema como um todo, veja:

A ou H – Diz respeito à função de aquecimento responsável por manter estável a temperatura do ar em dias frios. Essa função corrige as baixas temperaturas, trazendo maior conforto para as pessoas nessas condições climáticas. Também utilizado para a manutenção da umidade relativa máxima do ar (reaquecimento do ar).

V – A ventilação cumpre o papel de renovação do oxigênio e promove a circulação do ar, retirando do mesmo os odores e impurezas, além de impedir por exemplo que gases como o CO² aumentem sua concentração nos ambientes.

A C – O sistema de ar condicionado controla a temperatura e promove a ventilação e a refrigeração do ambiente. Além disso é nos equipamentos de ar condicionado que geralmente são inseridos os filtros de ar. Estes realizam a retirada das impurezas e contaminantes aéreos nocivos à saúde.

R – A refrigeração retira o calor do ambiente controlando e mantendo a baixa temperatura, resfriando o ar de forma artificial. Certamente essencial em algumas aplicações como indústrias alimentícias e frigoríficos, onde a baixa temperatura garante a conservação de alimentos. Além disso, é válido lembrar que esse sistema é parte de uma das funções do Ar Condicionado.

Sistema HVAC Industrial como exatamente ele funciona

sistema HVAC

A junção de todas essas funções em um único sistema, promove a estabilidade do ar em locais que necessitam de extremo controle de todas as variáveis que estão ligadas ao ar, como por exemplo em salas limpas e indústrias do ramo farmacêutico, que são ambientes críticos que exigem alta qualidade do ar (normas vigentes foram criadas para estabelecer rígidos parâmetros quanto ao nível de temperatura do ar, umidade e contagem de partículas em suspensão nesses ambientes).

O equipamento de HVAC atende a todos esses requisitos de maneira precisa e segura, proporcionando renovação e climatização do ar.

Utilizado principalmente em indústrias (de diversos ramos), assim como em shoppings, escritórios, edifícios e até mesmo residências, o sistema HVAC proporciona:

  • Filtragem do ar
  • Renovação do ar ambiente
  • Retenção de partículas de poeira
  • Minimização de fungos e bactérias
  • Conforto térmico
  • Diminuição de casos de doenças alérgicas e respiratórias

Filtros de Ar

filtros-ar

Por sua vez, os filtros de ar que agem dentro dos sistemas HVAC realizam o papel de remover do ar partículas de poeiras, ácaros, fungos e bactérias que são prejudiciais as pessoas que convivem no local.

A realização da troca dos filtros e da manutenção do sistema HVAC são essenciais para garantir a eficiência desse sistema, evitando o funcionamento ininterrupto do sistema de refrigeração do equipamento o que causaria o aumento do consumo de energia elétrica (aumento na conta de luz), falhas no sistema e até mesmo a parada ou quebra.

Clique aqui 👉🏻 linterfiltros.com.br e conheça a linha completa de filtros de ar utilizados em sistemas HVAC.