EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Monitoramento Ambiental e sua Importância nas Indústrias Farmacêuticas

Monitoramento Ambiental nas Indústrias Farmacêuticas

Monitoramento ambiental nas Indústrias Farmacêuticas, O que é e para o que serve?

O monitoramento ambiental é um controle que se utiliza de algumas sequências de medições e indicadores de parâmetros, visando a preservação dos nossos bens naturais como o ar e a água.

Suas funções abrangem medições, pesquisas, fiscalizações e observações, tendo em vista a colaboração para a preservação desses bens.

Esses indicadores de parâmetros (definidos pela ANVISA) colaboram para a verificação de possíveis contaminações e impactos ambientais. São medidas dimensões e riscos, e, no caso de ocorrências, é feita a verificação de quais medidas devem ser tomadas a fim de minimizar os danos. Além da avaliação de eficiência das medidas preventivas para cada ambiente.

Indústria farmacêutica

Como funciona o monitoramento ambiental nas indústrias farmacêuticas e qual sua importância nesses ambientes?

Primeiramente é importante entender que existem 2 tipos de monitoramento ambiental. São eles os de micro e os de macro escala.

Quando pensamos no monitoramento ambiental em áreas classificadas, como no setor industrial farmacêutico, estamos falando em monitoramento ambiental em micro escala, pois trata-se de áreas e parâmetros relativamente pequenos e com limites de espaços pré definidos. E é justamente desse monitoramento que vamos tratar…

Em indústrias farmacêuticas e ambientes críticos, o tratamento de ar se faz necessário, pois possíveis contaminações por meio do ar podem prejudicar todo o processo de fabricação dos medicamentos. Contaminando desde sua fórmula, até o local de trabalho e as pessoas que irão consumir estes medicamentos.

Para proteger o ambiente, são necessários testes e medições visando controlar os risco de contaminações por microrganismos nos setores industriais.

Por meio de testes como a realização de contagem de partículas presentes no ar, e a verificação da emissão de gases gerados nesses processos industriais é que se chega à conclusão de quais medidas preventivas (relativas ao tratamento do ar) serão tomadas para a mitigação de riscos naquele ambiente.

microbiologiaDentro de uma mesma indústria farmacêutica, existirão diferentes áreas que serão separadas e classificadas conforme o grau de risco (definidos por legislação) de cada um desses ambientes, levando em consideração os processos ali realizados.

De acordo com o grau de risco da área, este será classificado entre Grau A, B, C ou D. Será definido também o tipo de ação preventiva no tratamento do ar, visando a qualidade e a diminuição de riscos no ambiente.

Uma linha de produção segura diz respeito às rígidos parâmetros de monitoramento!

As áreas de grau A são as áreas que necessitam de máximo controle ambiental para que sejam evitadas as contaminações.

Salas Limpas

As Salas Limpas (relembre o conceito de Salas Limpas clicando aqui) são exemplos de ambientes que devem ser altamente controlados, portanto considerada como área de Grau A, portanto o tratamento de ar que esse local receberá será diferente de outras áreas dessa mesma indústria como: farmácias, corredores, vestiários etc.

As áreas de Grau B são aquelas que ficam próximas ou ao lado da áreas de Grau A. Elas exigem também um controle mais rígido, pois se contaminadas podem expandir a contaminação até as salas de Grau A.

Já as áreas de grau C e D são áreas mais tolerantes a microrganismos. Geralmente locais onde são manipulados produtos não estéreis, portanto não necessitam de grande controle ambiental.

Grau C e D

Cada variação de grau vai definir um tipo diferente de ação. Bem como a utilização de filtros no processo de tratamento do ar será de acordo com o grau de pureza exigido no ambiente.

Os Filtros de Ar nas Indústrias Farmacêuticas

Os filtros de ar tem um importantíssimo papel no monitoramento ambiental.

São os filtros que irão controlar a propagação de contaminantes aéreos como bactérias, fungos, parasitas entre outros. Evitando desta forma prejuízos como:

  • Contaminação de lotes de medicamentos
  • Danos severos ligados à saúde de todas as pessoas envolvidas nos processos de fabricação dos medicamentos
  • Danos à saúde do consumidor final.

Para manter a produção segura, as indústrias farmacêuticas precisam de um sistema de Tratamento de Ar seguro e eficaz.

A Linter Filtros, há 23 anos trabalha fornecendo os melhores filtros e equipamentos para cada aplicação.

Conheça toda a nossa linha de Filtros e Equipamentos para Tratamento de ar e solicite um orçamento.

filtros-ar

 

Entre em Contato com a Linter