EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

O Papel das Mantas Filtrantes nos Processos de Filtragem de Ar

Mantas filtrantes para ar condicionado: importância e características

A filtragem de ar é um dos processos mais comuns e primordiais no ramo industrial. Independentemente do tipo de indústria ou processo realizado por ela, já vimos que a filtragem do ar nesses ambientes é um fator de extrema relevância, pois se não tratado corretamente o ar pode contaminar a linha de produção de uma empresa, contribuindo para um resultado insatisfatório.

E pode inclusive causar danos à saúde das pessoas. Tanto as envolvidas no processo de fabricação, quanto para o público final.

Processos industriais

A Manta é um dos elementos filtrantes utilizados para realizar o processo da filtragem do ar, e são empregadas nos sistemas de ar condicionado, nos sistemas HVAC, sistemas de exaustão e ventilação, cabines de pintura, exaustores de pó entre outros.

Elas possuem espessuras e gramaturas variadas e suas fibras são distribuídas de forma homogênea, ideais para reter particulados grossos, provenientes dos processos industriais.

Classes de Filtragem: G2, G3, G4 e M5 (ABNT NBR 16101:2012).

Fornecidas em rolo ou cortadas sob medida e são fabricadas nos seguintes materiais:

  • Fibras de Vidro: fios longos e contínuos em fibra de vidro. A densidade progressiva das fibras de vidro retém de maneira gradativa as partículas. Garantindo assim baixa perda de carga e maior durabilidade.
  • Fibras Sintéticas (de Poliéster): são fabricadas em camadas sucessivas de fibras em poliéster com espessuras variadas a fim de obter mantas com ou sem densidade progressiva.
  • Carvão Ativado: manta sintética impregnada com micro grânulos de carvão ativado, têm a função principalmente de reter partículas grossas que adsorvem odores, gases nocivos e corrosivos.

Mantas Filtrantes

Utilizadas como pré filtro ou filtro final, as Mantas Filtrantes são fundamentais para o bom funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, pois são elas que realizam a primeira filtragem, retendo partículas sólidas que ficam em suspensão no ar e realizando a separação entre ar e partículas, contribuindo desta forma para um ambiente cujo ar é livre de impurezas e agentes contaminantes.

As Mantas Filtrantes tem por característica grande resistência química além do fato dela não absorver água, ou seja, ela realiza a filtragem do ar ambiente sem “roubar” a umidade deste.

A retenção de particulados é fundamental em alguns processos que exigem alto padrão na qualidade do ar. As mantas irão ajudar esses ambientes evitando contaminações aéreas. Sobretudo nas salas limpas, indústrias farmacêuticas, alimentícias entre outros locais que exigem o mesmo alto padrão.

Mantas Filtrantes

Conheça algumas das aplicações das Mantas Filtrantes
  • Pré Filtragem de tomadas de ar externo para sistemas de ar condicionado
  • Pré filtragem para Filtros Finos e Absolutos
  • Filtro final para motores de corrente contínua
  • Cabines de Pintura
  • Equipamentos de ar condicionado tipo Fan Coil
 Vantagens
  • Grande capacidade de retenção e acumulo de pó
  • Baixa perda de carga
  • Aproveitamento total do meio filtrante em sua profundidade (maior vida útil)

A Linter Filtros Industriais é referência no mercado de Tratamento de Ar e fabrica Mantas Filtrantes para diversas aplicações.

Clique no link e sabais mais 👉 linterfiltros.com.br/mantasfiltrantes