EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

Data Center Entenda a Importância da Climatização nesse Ambiente

Filtros de ar para Data Center – Entenda a importância da climatização nesse ambiente

Em ambientes críticos como os Data Centers, os sistemas de climatização cumprem um importante papel para a refrigeração e qualidade do ar. Na verdade eles são indispensáveis quando se trata de manter a segurança destes locais.

Mas o que são os Data Centers e porque são considerados Ambientes Críticos?

Data Center ou CPD (Centro de Processamento de Dados) são ambientes exclusivos que abrigam computadores, equipamentos e servidores. Estes equipamentos ficam dentro de armários ou racks específicos para esta finalidade, uma vez que precisam de proteção.

Os Data Centers armazenam dados de altíssima importância para as empresas. Por isso são considerados ambientes de missão crítica, pois não podem sofrer riscos de danos ou de perda de dados. Ou seja, tudo tem que funcionar de forma segura e eficaz!

A fim de manter a integridade destes locais, algumas medidas são essenciais para seu bom funcionamento e proteção. Entenda…

A importância de um sistema seguro e eficiente protegendo seu Data Center

Os equipamentos dos Data Centers produzem calor que é dissipado para o ambiente, modificando a temperatura e a umidade  do ar. Esse aquecimento por sua vez, pode provocar danos aos equipamentos, comprometendo a integridade dos dados ali contidos.

A umidade relativa do ar é outra variável importantíssima a ser controlada pelo sistema de climatização. A elevação da mesma também afeta o desempenho dos dispositivos.

A instalação de um sistema de ar condicionado de precisão é essencial para garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos e servidores. A climatização controla de forma precisa a temperatura e umidade relativa do ar, mantendo a temperatura entre 21 e 22ºC, que é o indicado para estes locais.

Para garantir elevada eficiência e até a diminuição do valor gasto com o consumo de energia elétrica, parte do sistema de ar condicionado (unidade de resfriamento e filtragem) é instalada dentro do próprio Data Center, tornando desta forma sua climatização mais eficaz.

Filtros de Ar para Data Centers

A climatização realizada pelos sistemas de ar condicionado de precisão atendem a 3 fatores básicos:

  • Controle da temperatura do ar;
  • Controle da umidade relativa do ar;
  • Controle da qualidade do ar.

A utilização de filtros de ar nesses sistemas é obrigatória por norma. Em conclusão a utilização dos filtros é que vai garantir a segurança no quesito Qualidade do Ar.

Os filtros de ar para data center mais utilizados são os Filtros Plissados, também conhecidos como Filtros Sanfonados. Os Filtros Plissados são amplamente indicados onde há grandes vazões de ar e pouco espaço físico.

Possuem extensa área de filtragem, dessa forma esses filtros garantem elevado grau de limpeza do ar, evitando a contaminação por partículas, poeiras, entre outros contaminantes.

A Linter Filtros também é representante exclusiva no Brasil de filtros de tecnologia alemã que são considerados “filtros de alta performance” específicos para Data Centers. Esses filtros trazem para o seu ambiente crítico, alta segurança com selo alemão de confiança e eficiência!

Conheça todas as características técnicas dos filtros de ar para data center da Linter Filtros clicando bem aqui.

 

Contribuinte ICMS*:SimNão