EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

A importante atuação dos filtros nos processos industriais

Filtro de ar industrial proteção e segurança para a sua empresa!

Os processos industriais, as pessoas envolvidas e os produtos manipulados… Todos necessitam de um ambiente livre de possíveis contaminantes para funcionar em segurança.

Agentes contaminantes como partículas provenientes dos processos industriais, se desprendem no ato da manufatura e ficam em suspensão no ar; partículas de poeiras, pólen ou fibras de ambientes externos, adentram por frestas, portas e janelas, ou são trazidos nas roupas das pessoas; e principalmente organismos vivos contaminantes como ácaros, vírus e bactérias. Todos esses contaminantes são capazes de causar inúmeros danos para as empresas. É preciso estar atento para evitar futuros problemas. Entenda…

Riscos do ar contaminado

Prejuízos para o nome da marca, prejuízos financeiros como a perda de lotes de produtos e até prejuízos legais (caso a empresa não cumpra adequadamente as normas relativas ao tratamento de ar) são alguns dos riscos que uma empresa corre ao negligenciar a filtragem do ar em seus espaços físicos.

Mas assim como os produtos e toda a linha de produção são importantes e necessitam de cuidado e proteção, a saúde das pessoas também é algo fundamental!

O controle da poluição do ar nos ambientes industriais, reduz o grau de insalubridade e protege os funcionários.

saúde e proteção

Alerta de Risco

É possível prevenir doenças que podem ser adquiridas pelo ar como:

  • Alergias, gripes e resfriados

Mas além disso, também é possível  evitar doenças mais severas, ocasionadas pela exposição contínua a elementos tóxicos prejudiciais ao organismo.

Proteção estendida

Em casos de contaminação na linha de produtos, o problema pode se estender chegando a afetar o consumidor final. Desta maneira, entendemos então que os riscos da contaminação do ar, não se restringem somente ao ambiente industrial e às pessoas que ali trabalham. Ele pode ir além, afetando inclusive a saúde de terceiros.

O tratamento do ar é portanto, uma forma estendida de proteção a todos!

Questões ambientais

Outra coisa que é fundamental e que também é de responsabilidade das empresas é o tratamento do ar para fins de descarte. O ar das indústrias é carregado de gases, odores e resíduos tóxicos que ficam em suspensão. Então é papel das indústrias realizar a filtragem do ar pós produção, para só depois devolvê-lo à atmosfera. Isso é uma maneira de reduzir o impacto ambiental dos processos industriais. Além de agir em conformidade com as leis vigentes de proteção ao meio ambiente.

Meio Ambiente e Proteção

Sistemas de filtragem como forma de proteção

Para se protegerem, as empresas se utilizam dos sistemas de filtragem de ar. Esses sistemas por sua vez são construídos de acordo com o tipo de processo realizado. Cada processo em particular tem por característica a geração de um tipo de resíduo… Com efeito, cada resíduo por consequência necessitará de diferente tipo de filtragem.

Os sistemas de filtragem são compostos de uma combinação de filtros; variados tipos de elementos filtrantes; diferentes classes de filtragem. Sempre tendo em vista o grau de pureza que se pretende alcançar para aquele local.

Filtro de ar industrial 

Mas independente de qual processo a empresa adote são os filtros que, inegavelmente realizam processo de tratamento do ar.

Veja a funcionalidade dos filtros mais utilizados nas indústrias…

  • Filtros Grossos e Médios eles realizam a captura de grandes partículas e ajudam a realizar a primeira etapa do processo de filtragem do ar.
  • Filtros de Carvão Ativado realizam a atenuação de gases e odores, adsorvendo odores corporais, odores de cozinha, fumaça e realizam a renovação de ar externo com gases prejudiciais.
  • Filtros Finos são aptos a captar partículas menores e também são amplamente utilizados como pré-filtros dos filtros Absolutos.
  • Filtros HEPA são os chamados filtros absolutos, pois são capazes de reter micro partículas de até 0,3 µm, alcançado uma filtragem com percentual de eficiência de até 99,995%.

Veja alguns ramos de utilização

Indústrias alimentícias, laboratórios e farmacêuticas por necessitarem de levado grau de pureza do ar (exigido por normas técnicas que regulamentam e ditam o nível a ser atingindo) utilizam amplamente os Filtros Finos e os Filtros Hepa. Eles são bem característicos nestes locais.

Linha de Produção Indústria Farmacêutica

Shoppings e lojas utilizam sistemas de refrigeração e sistemas HVAC para a filtragem de ar. Esses locais fazem a utilização de vários tipos de filtros com diferentes combinações, sendo de fato muito comum a utilização das Mantas Filtrantes, dos Filtros Porta Mantas, e dos Multibolsas.

Shoppings

Cabines de pintura geralmente utilizam as Mantas Filtrantes, o Cartão Plissado, bem como muitos dos Filtros Descartáveis nos processo de filtragem das cabines.

Linha de Produção Cabines de Pintura

Nos Data Centers os Filtros Plissados são muito indicados, pois essas instalações necessitam de alto grau de limpeza e em contrapartida são locais que possuem grande vazão de ar.

Data Center

Nas Cozinhas industriais os filtros são utilizados tanto nas coifas, assim como no → Sistema de Exaustão. São peças fundamentais para que o ar se torne seguro e livre de agentes contaminantes. A utilização dos Filtros de Carvão Ativado para adsorção de odores, além dos Filtros Metálicos é bem comum nestes ambientes.

Linha de Produção Cozinha Industrial

 


 

A Linter está no mercado há mais de 24 anos, atuando com Tratamento de Ar.

Visite nosso site e conheça a linha completa de Filtros e Equipamentos e solicite agora mesmo um contato comercial! 👉🏼 Solicitar Contato Comercial