EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Filtros de ar e seu papel no quesito segurança

Filtro de ar, sinônimo de segurança!

Os processos industriais utilizam os filtros nos equipamentos de refrigeração e ventilação do ar.

Enquanto a refrigeração e a ventilação promovem somente a troca do ar e o conforto térmico nos ambientes, por outro lado, existe a necessidade do tratamento do ar como forma de segurança nas etapas de fabricação.

Uma exigência específica que assegura a integridade do produto final.

A segurança promovida pelos filtros de ar é ampla e contempla mais de um aspecto.

Os filtros cumprem um importante papel que se relaciona diretamente com a saúde das pessoas e também com a saúde do local de trabalho e até a saúde do meio ambiente. Entenda…

Proteção aos colaboradores

O ato da filtragem do ar, em primeiro lugar, protege pessoas.

É uma garantia de segurança para os colaboradores que frequentam os espaços físicos industriais, pois é muito  importante que estes não estejam sujeitos a nenhum tipo de risco, como a contaminação por meio da respiração.

O ar nas indústrias precisa ser limpo e livre de partículas ou gases tóxicos e prejudiciais à saúde.

Proteção ao ambiente

O filtro de ar industrial protege também o ambiente, garantindo um local livre de contaminações (novamente menos riscos para aqueles que frequentam este ambiente).

O ar das indústrias tende a ser saturado, então os filtros de ar, atuam nos sistemas de refrigeração, ventilação e exaustão de ar, retirando o ar contaminado do local e retendo os contaminantes nos filtros.

Linhas de Produção

Os filtros agem barrando partículas de poeira, odores, e microrganismos como fungos, vírus e bactérias que certamente são considerados agentes altamente contaminantes e que se não fosse por meio do tratamento efetivo do ar, permaneceriam alojados no local.

Proteção aos Produtos

E em terceira instancia, existe a proteção das linhas de produção, com isso, a proteção aos produtos.

Neste último caso, os filtros de ar atuam para que não exista a contaminação dos insumos que são manipulados.

Esta última ação dos filtros, estende sua proteção até chegar ao consumidor final. Isso porque ela garante que os produtos estejam sem nenhum tipo de contaminação quando por fim chegar até as mãos deste. Para isso, é preciso que haja segurança em todas as etapas de fabricação, afinal é responsabilidade das empresas, garantir a integridade dos produto, que precisam estar em perfeitas condições para uso/consumo.

Proteção ao Meio Ambiente

De certo, outra importante responsabilidade da empresa diz respeito à consciência ambiental. Esta fala sobre o respeito à vida e ao meio ambiente.

Nenhum processo industrial fica isento totalmente da geração de resíduos pós produção.

Vamos nos ater aqui a geração de resíduos suspensos via ar: fumaças; gases; partículas de poeiras; aerossóis; provenientes dos processos de produção das indústrias.

Assim como é necessário que as empresas realizem o prévio tratamento do ar para garantir a integridade de seus produtos, as mesmas precisam devolver o ar ao meio ambiente de forma igualmente correta.

Antes de ser descartado na atmosfera, o ar precisa ser novamente filtrado, para garantir que os contaminantes fiquem retidos nos filtros e não sejam liberados no ato da devolução.

Meio Ambiente

Filtros mais utilizados

Como pudemos aferir, os filtros de ar cumprem diferentes e importantes papéis no quesito segurança.

As indústrias de todos os ramos utilizam os filtros de ar em seus processos. Inclusive combinando diferentes tipos de elementos filtrantes e classes de filtragem, para atingir o nível de pureza do ar adequado para aquele setor.

 Veja abaixo uma lista dos filtros mais utilizados nas indústrias

filtros de ar


A Linter Filtros fabrica uma linha completa de filtros e equipamentos para sistemas de ventilação industrial.

Acesse!