EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Os riscos da impureza do ar para sua saúde

Filtro de ar condicionado e a importância deles nos ambientes de trabalho

Que várias doenças são transmitidas através do ar, certamente não é nenhuma novidade.

Estar em um ambiente aberto e pouco arborizado, acentua os riscos de adquirirmos alguma doença por conta da poluição a que ficamos expostos no dia-a-dia.

Passamos muito tempo no trânsito, onde o índice de poluição ambiental é terrivelmente alto. A fumaça dos carros gerada pela queima de combustível (um dos maiores agentes poluidores do meio ambiente), libera para a atmosfera gases e partículas nocivas à saúde.

transito e poluição

Isso aliado à geração de poluentes que as indústrias e usinas liberam na atmosfera (ainda que elas sejam obrigadas a tratar seus resíduos antes de descartá-los) é um combo cheio de possíveis problemas para o nosso organismo.

Porém existe outra situação com efeito igualmente aterrador para o corpo humano e que também merece atenção…

  • estar em um ambiente fechado (que seja pouco ou nada ventilado), pode ser tão ruim quanto, ou até pior que a poluição a céu aberto que enfrentamos.

Entenda…

Os riscos da impureza do ar para a saúde

Boa parte das horas do nosso dia são dividas entre o trajeto para o trabalho e no local de trabalho em si.

Em uma indústria por exemplo, é obrigatório que haja um sistema de tratamento de ar. Os processos realizados no local, e a própria linha de produção exigem um bom sistema de filtragem de ar, pois gases e partículas provenientes destes mesmos processos não podem circular livremente no ambiente.

É necessário que filtros de ar barrem e impeçam a propagação dos contaminantes.

É essencial para a saúde dos colaboradores que o ambiente de trabalho seja um local seguro e saudável, pois alguns resíduos, são altamente prejudiciais e por mais que não sejam tóxicos, se inalados com frequência podem causar danos.

ambiente de trabalho

Além disso, em um ambiente mal arejado a circulação de vírus, bactérias e fungos é livre. O que facilita a contaminação de doenças como gripes e resfriados.

Mas como nem todos os locais de trabalho possuem estrutura adequada que possibilita um bom sistema de ventilação ou refrigeração, é necessário portanto que essas mesmas empresas se adequem para preservar a saúde das pessoas que ali trabalham. Inclusive esta é uma maneira de evitar possíveis processos relativos à insalubridades por parte dos trabalhadores.

O ambiente de trabalho e as condições a que os funcionários são expostos, favorecem para o desenvolvimento de algumas doenças. Das mais simples até as de categorias mais severas. Que tanto podem ser transmitidas ou em outros casos adquiridas e agravadas com o passar dos anos.

Algumas doenças respiratórias mais comuns ligadas a baixa qualidade do ar:
  • Asma, bronquite, rinite, gripe, resfriados e alergias.

Outras de caráter mais severo, podem ser desenvolvidas com o passar dos anos pela exposição contínua dos trabalhadores a processos e locais insalubres. Essas doenças geralmente são desenvolvidas de forma lenta, porém são perigosas e por vezes letais:

  • Pneumonia, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer

A exposição constante de um trabalhador a um local com baixa qualidade do ar, também gera alguns sintomas físicos comuns a quem fica sujeito à condições desfavoráveis no ambiente de trabalho como:

  • Tontura, secura ou dores de garganta, ardência dos olhos, olhos lacrimejantes, tosse e dores de cabeça.
Como evitar

A necessidade de ar limpo nas indústrias leva diretamente a utilização do filtro de ar condicionado.

Instalados em sistemas ventilação ou refrigeração, eles são a resposta para o problema da poluição industrial!

Existem muitos tipos de filtros específicos para cada tipo de processo: atenuação de odores, captação de micropartículas, descartáveis, laváveis, etc. A lista é variada…

O mais é importante é que as empresas se adequem a necessidade da filtragem do ar. Tanto para a proteção dos seus colaboradores como da própria empresa em si.

A sua empresa está em conformidade com as exigências relativas a qualidade de ar?

Acesse aqui e conheça a linha completa de Filtros para Tratamento de Ar.

Ou clique botão ao lado e solicite um contato comercial  👉 Solicitar Contato

filtros de arequipamentos de ar