EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

Soluções para a filtragem do ar em indústrias de Life Sciences: tipos de filtros, instalação e normas

Soluções para filtragem de ar em indústrias de Life Sciences

“A principal função dos filtros de ar é a de remover as partículas em suspensão no ar, para se atender às especificações da Sala Limpa, evitando a contaminação em processos produtivos, salas de cirurgia, manipulação de alimentos, etc., mantendo os requisitos de normas vigentes de qualidade do ar, número de partículas no ambiente, fluxo de ar, promovendo a estabilidade em processos produtivos.

Em caso de processos produtivos, a Sala Limpa agrega valor ao produto. Na área médica, reduzem substancialmente as infecções hospitalares. É o que diz o engenheiro  Eduardo Zanizello, 37 anos, Gerente Técnico Comercial da Linter Filtros…

O Gerente Técnico Comercial da Linter Filtros, explica que a Sala Limpa é dotada de um sistema de climatização, em que está incluso o sistema de filtragem. Os filtros podem estar localizados no sistema de diferentes formas, dependendo da concepção adotada no projeto.

“O sistema mais indicado para cada ambiente normalmente é pré-estabelecido por empresas especializadas em projetos e engenharia de ar condicionado, normas nacionais e internacionais que estabelecem a classe de filtragem que cada tipo de filtro utilizado, a máxima concentração de partículas/m³ para definir a classe ISO (variando de 1 a 9) onde quanto menor a classe, maior é a eficiência de filtragem do ar.

Segundo Eduardo Zanizello, após definição do conceito do sistema por um projetista, são estabelecidos os tipos de filtros, (grossos, médios, finos e absolutos) que serão utilizados para denominar a classificação de filtragem do ar, atendendo ao processo produtivo a ser implantado.

Basicamente, explica o engenheiro, num sistema é possível ter três estágios:

1º estágio: Filtro Grosso, responsável pela filtragem das partículas maiores (>10µm), dotado de filtros mais baratos e de frequente número de substituição, para proteger os estágios subsequentes. Utilizados na TAE (G0/G1) caixa de mistura do condicionador (G3/G4)

2º estágio: Filtro Fino, responsável pela filtragem das partículas finas (>1,0µm), protege o Filtro Absoluto. Utilizados após o ventilador no condicionador.

3º estágio: Filtro Absoluto responsável pela filtragem das partículas menores (>0,3µm), e é essencial para classificação de salas limpas.

Normas sobre o assunto• NBR ISO 14644-1 Classificação da Limpeza do Ar

• NBR ISO 14644-2 Especificações para ensaio e monitoramento de salas limpas para provar contínua conformidade com a 14644-1

• NBR ISO 14644-3 Métodos de Ensaio

• NBR ISO 14644-4 Projeto, construção e partida (requisitos, planejamento, ensaios; aprovação e documentação) • NBR ISO 14644-5 Operações (vestimentas e treinamento; procedimentos operacionais e de limpeza)

• NBR ISO 14644-6 Vocabulário

• NBR ISO 14644-7 Dispositivos de separação (compartimentos de ar limpo, isoladores)”

Fonte: Linter Filtros.

Fonte da Matéria: Redação do Portal 2A+ Farma

Veja a matéria na íntegra através do site da 2A+Farma.

doisamaisfarma.com.br