EnglishPortugueseSpanish

Filtragem de Ar na Indústria Farmacêutica

Filtragem de Ar na Indústria Farmacêutica

Assegurar a qualidade na fabricação de insumos medicamentosos é fator primordial para garantir que medicamentos cumpram com sua função. No Brasil, as Indústrias Farmacêuticas seguem rígidos padrões no processo de fabricação dos seus produtos. Elas devem estar em conformidade com as melhores práticas e cumprir as normas e exigências dos agentes regulatórios.

A Indústria Farmacêutica brasileira é considerada exemplo de excelência em qualquer lugar no mundo. Isto se deve, principalmente, a qualidade das matérias primas utilizadas, as boas práticas de manufatura, aferição dos fornecedores e o ambiente onde os medicamentos são produzidos.

Em relação ao ambiente de produção, devemos destacar o sistema de filtragem de ar que além de garantir controle da temperatura e umidade (evitando que ocorra variações físico-químicas e microbiológicas em seus componentes), mas também, a não contaminação por micropartículas e agentes patogênicos que podem interferir diretamente na eficácia do medicamento.

O sistema de filtragem de ar utilizado nas indústrias farmacêuticas tem a função de controle das condições ambientais internas para produção de medicamentos, preservação do maquinário sensível e segurança dos profissionais que estão envolvidos diretamente nos processos de produção, já que o ambiente estará livre de contaminantes que podem ser nocivos à saúde.

Nos sistemas HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning, em português – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado – AVAC, refere-se a funções básicas e primordiais dos sistemas de climatização), o processo de purificação do ar seguem estágios que são importantes para correta filtragem, conservação, segurança e maior vida útil dos filtros.

Os principais estágios de filtragem dos sistemas são: pré-filtros para particulados grossos, filtros finos e filtros absolutos HEPA (High Efficiency Particulate Air).

Seja na Indústria Farmacêutica ou em outros setores que devemos obter o máximo de pureza no ar, os filtros Hepa são os mais indicados e utilizados. Os Filtros de Ar Hepa possuem alta eficiência de filtragem para particulados que podem medir abaixo de 0,3 µm, chegando a níveis altíssimos de até 99,95% de retenção.  Sem dúvida, o Filtro Hepa é fundamental para um controle eficiente de vírus e bactérias em ambientes controlados.

Ainda há situações em que utilizamos também filtros de carvão ativado para adsorção de gases e odores.

Portanto, a fabricação de medicamentos aliado com um sistema de filtragem de ar eficiente e sua constante manutenção (troca de filtros de ar) do sistema irá garantir maior qualidade e consequentemente maior confiança por parte dos consumidores, já que a composição química dos produtos não sofrerá nenhuma alteração ou possíveis contaminações.

A Linter Filtros é uma das maiores fabricantes e fornecedoras de filtros de ar para indústria farmacêutica. Com mais de 26 anos de atuação no mercado, a Linter Filtros está presente nas maiores farmacêuticas do país, oferecendo filtros de qualidade, a preços competitivos e excelente prazo de entrega.

A Linter também fabrica equipamentos para sistema de tratamento de ar. Caixas de filtragem e ventilação para dutos ou forros, painéis de filtragem, caixa terminal filtrasept, Fan Filter Unit – GII e unidades compactas de filtragem e ventilação, além de uma linha completa de acessórios e filtros para todas as classes de filtragem. Veja abaixo os principais filtros fabricados pela Linter:

Clique no botão abaixo 👇🏼 e entre em contato com a Linter Filtros.

Solicitar Contato

 

Entre em Contato com a Linter