Os sistemas HVAC na indústria farmacêutica e em outros lugares filtram o ar externo para melhorar a qualidade do ar.
No entanto, mesmo equipamentos de qualidade podem apresentar eventuais falhas e paradas não programadas, que são difíceis de prever e podem estar vinculadas a uma série de fatores. Isso pode gerar riscos que prejudicam o processo de produção e, inclusive, causar riscos à saúde dos funcionários.
Entre as principais causas das falhas e paradas não programadas em sistemas HVAC podemos citar:
- Queda de energia – A ausência de energia elétrica pode causar no processo de produção, obrigando que o processo de esterilização dos frascos ainda não envasados seja refeito e aumentando o prejuízo decorrente do período em que os equipamentos ficaram parados;
- Falta de controle correto – É importante que os responsáveis pela operação e manutenção desse sistema tenham conhecimento sobre a forma como ele é usado. Isso evita que erros na condução do sistema resultem em paradas não programadas em sistemas HVAC;
- Quebra de componentes – Isso pode ser causado por um problema específico no sistema ou erros sistemáticos na operação desses dispositivos. Faça uma manutenção regular.
Bons sistemas HVAC funcionam melhor quando estão equipados com um sistema de filtragem funcionando corretamente. Para isso acontecer, é fundamental a escolha do tipo de filtro correto e sua manutenção periódica.
Os filtros removem as impurezas do ar e facilitam a respiração, proporcionando um aumento imediato na qualidade do ar.
Na indústria farmacêutica, a filtragem é ainda mais importante, pois o ar contaminado pode interferir no processo de fabricação dos medicamentos.
Conheça a linha completa de filtros de ar utilizados em sistemas HVAC coma Linter Filtros
Caso você apresente alguma dúvida, sugerimos que entre em contato com a Linter Filtros. Nossos engenheiros irão detalhar melhor e indicar a melhor opção para sua empresa.
Clique no botão abaixo 👇🏼 e entre em contato com a Linter Filtros.
Solicitar Contato