EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Exaustão de Ar com FIltro Hepa em Consultórios Dentários

Neste artigo iremos mostrar a importância de um Sistema de Exaustão de Ar com Filtro HEPA em Consultórios Dentários ou mesmo em Clínicas médicas. Entenda o porquê é extremamente prejudicial o uso apenas de ar condicionado do tipo Split e o que a norma RDC 50 de 2002 recomenda em relação ao Tratamento de Ar. Boa Leitura!

O Ambiente Odontológico

O ambiente odontológico, pelas suas particularidades, possibilita que o ar seja uma via potencial de transmissão de microrganismos, por meio das gotículas e dos aerossóis, que podem contaminar diretamente o profissional atingindo a pele ou mucosa, por inalação ou ingestão, ou indiretamente, quando contaminam superfícies do ambiente. Problemas de saúde em dentistas e demais profissionais devido ao ar impuro nos consultórios são frequentemente relatados.

Aerosois e Gotículas presentes no Ar.
Aerosois e Gotículas presentes no Ar.

Gotículas e os aerossóis são gerados durante tosses, espirros ou fala. Podem contaminar, além do ar, instrumentos rotatórios, seringas tríplices ou equipamentos ultrassônicos, muito utilizados em atendimentos.

As gotículas são consideradas de tamanho grande e atingem até um metro de distância. Por serem pesadas, rapidamente se depositam nestas superfícies. Já os aerossóis são partículas pequenas, que podem permanecer suspensas no ar durante horas e ser dispersas a longas distâncias, podem atingir outros ambientes quando carreadas por correntes de ar.

A utilização de Ar Condicionado do tipo Split de forma isolada em clinicas e consultórios em geral não é recomendada, pois não faz a renovação do ar.

Imagine um ambiente fechado que receba diversos pacientes. As possibilidades de contaminação aliado a um ar condicionado de uso contínuo que acumula vírus, bactérias e fungos, sendo exposto a aerossóis e vapores criados durante os procedimentos clínicos, determinam um ambiente totalmente crítico e prejudicial aos profissionais e aos próprios pacientes que irão circular neste local.

A equipe odontológica e pacientes estarão expostos a diversas doenças adquiridas por meio do contato direto (mãos ou pele) ou indireto (superfícies ambientais ou itens de uso do paciente), devido à proximidade e ao tempo de exposição prolongado durante a realização dos trabalhos.

Procedimentos para Minimizar os Riscos de Transmissão por Via Aérea

Segundo a resolução RDC 50 do ano de 2002, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – que recomenda o uso de Exaustores com Filtros HEPA para garantir a qualidade do ar.

O ar deve passar por um processo de filtragem que elimina cerca de 99,99% de partículas de até 0,3 µ através dos filtros HEPA. O ar é purificado e livre de impurezas. O uso destes equipamentos proporcionam além da assepsia do local, mas um microclima com conforto de temperatura, umidade, distribuição e pureza do ar.

Os exaustores com uso de Filtro HEPA propiciam:

  • Filtragem do ar
  • Renovação do ar / Exaustão
  • Retém 99% de agentes microbiológicos

 

Você precisa de um Sistema de Exaustão de Ar com Filtro HEPA para seu consultório?

A Linter Filtros Industriais é líder no segmento de Filtros de Ar e fabrica uma Linha de Exaustores com Filtro HEPA.

A Unidade Compacta de Filtragem e Ventilação – UCFV é um equipamento de baixo custo e ideal para aplicações em consultórios e clínicas em geral.

Principais características:

  • Fácil instalação
  • Baixo nível de ruído
  • Duplo estágio de filtragem (o equipamento utiliza um pré-filtro aumentando a durabilidade dos filtros HEPA).
  • Alimentação: 110 / 220V

 

 

Caso você tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com a LINTER FILTROS pelo telefone (11) 5643-4477 ou entre no site em https;//linterfiltros.com.br e obtenha mais detalhes sobre os Exaustores de Ar com Filtros HEPA – UCFV Linter.