EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Pressurização de Escadas de Incêndio. Entenda como esse sistema ajuda a salvar vidas

Escada Pressurizada, qual sua real importância em casos de incêndio?

Baseada na Instrução Técnica (IT) de Nº 13/2011 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, que fala sobre os requisitos básicos para as saídas de emergência em casos de incêndio, a pressurização das escadas é o sistema responsável por viabilizar a saída das pessoas dos locais em chama, de forma segura.

O sistema de prevenção de incêndios é amplo e agrega uma série de fatores e medidas. Neste artigo, falaremos primordialmente da escada pressurizada. Entendendo como esse sistema funciona e porque ele é tão fundamental.

Placa de Saída de Emergência

Primeiro Paragrafo na IT 13/2011:

“Objetivo:

1.1 Estabelecer os requisitos mínimos necessários para o dimensionamento da pressurização de escadas de segurança em edificações.

1.2 Manter as escadas de emergência livres da fumaça, de modo a permitir a fuga dos ocupantes de uma edificação no caso de incêndio. Esse sistema também pode ser acionado em qualquer caso de necessidade de abandono da edificação.

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 13/2011 SECRETARIA DO ESTADO DE SP. Disponível em: https://www.bombeiros.com.br/pdf/instrucoes-tecnicas-13.pdf.

Acesso em 31 maio. 2019.

Questões dimensionadas

A IT de nº 13, especifica todos os parâmetros que devem ser seguidos à risca nos edifícios. Principalmente como forma de manter a segurança no caso de incêndio.

Foram regulamentados parâmetros como: largura das saídas, distância percorrida, corrimão, piso, parede, forro, teto e material dos objetos presentes na estrutura do edifício. Tudo isso, a fim de que não seja facilitada ou incentivada a produção de mais fogo e fumaça no local.

Outras referências normativas (NBR’s) foram utilizadas como base para a criação da IT 13. Estas citam importantes fatores como: porta corta fogo, sistema de iluminação de emergência, elevadores elétricos, instalações elétricas e reação ao fogo dos materiais que são formados a construção.

Porque esse sistema

é tão importante?

Existem dados que estimam que em casos de incêndio fatais, o número de mortes por asfixia, supera o número de óbitos por queimaduras.

Isso é muito sério!

ATENDIMENTO NA INTOXICAÇÃO POR FUMAÇA SEGUNDO MEDICINA NET. Disponível em: https://www.mdsaude.com/2013/01/fumaca-incendio.html Acesso em 31 maio. 2019.

Sem um sistema que proteja esta rota de fuga (as escadas de incêndio), este local certamente fica comprometido devido a fumaça, colocando em risco a segurança das pessoas.

Além de ser tóxica, devido ao elevado grau que se encontra, a fumaça em alta temperatura causa inchaço interno e queimaduras em todo o trato respiratório. Promovendo o fechamento das vias aéreas, levando à morte por envenenamento ou asfixia.

Fumaça Preta

Mas o que é a pressurização?

A Pressurização é o sistema que impede que a fumaça do incêndio adentre as saídas de emergências, a fim de que as pessoas possam ser evacuadas de forma segura.

Por meio desse sistema, que é composto de ventilador (com fonte de energia independente), painéis, venezianas e filtros de ar, o ar é captado em um ambiente externo e insuflado para o interior das escadas por meio de dutos e grelhas em todos os andares, mantendo o local sob pressão positiva.

Além disso, esse sistema deve ser bem balanceado. Todos os andares devem receber vazão de ar calculada para manter a pressão positiva por igual.

Em caso de incêndio, o detector de fumaça ativará o sistema de pressurização que começará a funcionar imediatamente.

Tendo a garantia de que a escada se manterá pressurizada, o corpo de bombeiros consegue agir eficazmente na retirada de pessoas do local. Uma vez que a fumaça não invadirá as saídas de emergência.

para detectar fumaça de incêndio

Instalação

Existem 2 formas de implantação desse sistema. Onde o ventilador pode ser instalado em uma casa de máquinas ou em uma antecâmara.

Esse ventilador fica localizado em um ambiente à parte, capta o ar exterior que é encaminhado e inserido nos andares até atingirem uma pressão positiva que varia entre 40 e 60 pa. Desta maneira a fumaça que está no exterior é impedida de adentrar o local.

Estágios do sistema

Há 2 formas de ter sua escada pressurizada:

  • No sistema de 1 estágio, a escada só é pressurizada quando o detector de fumaça for ativado.
  • Já no sistema que funciona por 2 estágios, o ambiente é mantido em constante pressurização. Porém o volume de vazão do ar é mantido baixo, e quando o alarme é acionado, o nível da pressurização aumenta.

A Utilização de Filtros de Ar no sistema de pressurização das escadas de incêndio, promove a captura de partículas de poeiras que ficam em suspensão no ar.

Os Filtros G1 (ABNT) – Filtros Grossos Metálicos são os indicados principalmente para esse sistema e são instalados na tomada de ar externo.

Filtros Metálicos Laváveis

O que difere o local onde será instalado o sistema é o tamanho do edifício. E isso pode variar de edifícios de pequeno e médio porte, bem como grandes edifícios comerciais (onde geralmente ficam instalados em uma casa de máquinas).

Outras necessidades

Para eficiência, é necessário que além da pressurização, as portas corta fogo sejam efetivas para que não exista a perda do ar que pressuriza o ambiente.

Da mesma maneira, é de extrema importância que haja um sistema de energia de fonte independente no edifício. Pois de nada adianta ter a escada pressurizada, sem a garantia de que tudo funcionará corretamente. Sobretudo em casos de corte de energia durante o incêndio.

O Sistema de pressurização conta com:
  • Detector de Fumaça
  • Sistema de Alarme
  • Sistema de Insuflamento
  • Sistema de Exaustão
  • Ventiladores
  • Venezianas
  • Grelhas
  • Filtros de Ar
  • Dutos
  • Porta Corta Fogo
  • Sistema independente de energia elétrica

É por meio da pressurização do ar, que as escadas se tornam uma rota de fuga segura para as pessoas.

É por meio das escadas que o Corpo de Bombeiros atua e por fim salva muitas vidas!

 


 

A Linter é referência no mercado de Tratamento de Ar há mais de 2 décadas!

Entre no site e conheça a linha completa de Filtros e Equipamentos.

Clique para entrar no site 👉 linterfiltros.com.br