EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Entenda os Filtros de Ar HEPA e Por Que Eles Definem Os Padrões da Indústria

A filtração pode ser uma operação física, biológica ou química que separa a matéria sólida – e às vezes fluídos – de uma mistura com um meio filtrante que possui uma estrutura complexa pela qual apenas certos elementos do ar (ou fluido) podem passar.

Existem diferentes tipos de filtro HEPA para atender a uma série de aplicações, desde a indústria nuclear até fabricantes de produtos farmacêuticos e semicondutores. No entanto, talvez por causa dessa variedade, também há muita confusão em torno da definição dos diferentes tipos de filtros disponíveis.

O filtro HEPA é um tipo de filtro de ar mecânico que funciona forçando o ar através de uma malha fina que retém partículas nocivas. Desenvolvido no início da década de 1950, sua intenção original era capturar contaminantes associados à fabricação da bomba atômica. No início era conhecido como filtro absoluto, pois o objetivo era ter eficiência absoluta, capturando toda e qualquer partícula do ar.

Até a década de 1960, o filtro HEPA não tinha viabilidade comercial. A mudança veio quando o uso dos filtros HEPA foram utilizados na produção de transistores e na indústria de semicondutores. Seria impossível desenvolver o mercado de eletroeletrônico sensível sem uso de ambientes controlados, principalmente com o uso de salas limpas necessárias para fabricação destes componentes.

Mas a tecnologia de sala limpa não foi alvo apenas da indústria microeletrônica . Outros setores se beneficiaram posteriormente dos filtros HEPA para salas limpas, incluindo a fabricação de produtos farmacêuticos, produção de alimentos e bebidas, e até mesmo para proteger trabalhadores expostos a materiais perigosos.

Entendendo Salas Limpas

Os filtros Hepa são normalmente instalados no teto de uma sala que é chamada de sala limpa ou ambiente controlado. Algumas destas salas têm níveis de limpeza que permitem menos de 1 partícula por metro cúbico de ar. A amostra de ar atmosférico comum tem dezenas de milhares de partículas.

A indústria farmacêutica usa filtros HEPA na eficiência de 99,97% a 99,99% para partículas de até 0,3µ. Sua demanda não é tão rigorosa quanto a indústria de semicondutores, mas ainda empregam tecnologia de sala limpa para proteger a integridade de seus produtos.

A tecnologia da fabricação de filtros melhorou e os requisitos de limpeza dos fabricantes de produtos também, atualmente os fabricantes de filtros desenvolveram filtros HEPA que têm eficiências extraordinárias até o nível de 99,99995% a 0,12 mícron.

Aplicações dos Filtros Hepa

Os filtros Hepa não são utilizados somente em salas limpas, eles podem ser aplicados em outros locais. Outras aplicações destes filtros incluem hospitais e instalações médicas.

Normalmente utilizados ​​em sistemas de teto ou HVAC que atendem salas de operação, eles protegem o paciente de infecções, funcionários e visitantes de organismos transportados pelo ar. Recentemente, os filtros HEPA estão sendo utilizados em quartos de pacientes de cuidados intensivos (CTI e UTI), além é claro de centros cirúrgicos e alas hospitalares que exigem maior segurança do ar. 

Como resultado, houve redução significativa de taxas de mortalidade. De acordo com estudos científicos, a poluição do ar por partículas finas (PM 2,5) é um dos principais fatores de risco para a saúde pública e os filtros de ar com filtragem de partículas de alta eficiência (HEPA) são uma intervenção de nível promissor para reduzir essas concentrações.

Abaixo listamos as principais industrias que se beneficiam com o uso dos filtros de alta eficiência:

  • Hospitáis;
  • Laboratórios;
  • Salas Limpas;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Indústria eletroeletrônica e semicondutores;
  • Indústria alimentícia e de bebidas;
  • Cabines e módulos estéreis de fluxo unidirecional, cabines de pesagem e cabines de segurança biológica;
  • Centros de pesquisas;

Os filtros HEPA possuem diferentes configurações, incluído filtros para aplicações de alta temperatura, suportando temperaturas de até 400 ºC. Estes filtros para altas temperaturas tem a mesma eficiência dos filtros Hepa tradicionais e são ideais para túneis de esterilização de frascos, fornos de esterilização e despirogenização.

A Linter Filtros Industriais é especializada em Filtros Hepa. Fabricamos filtros Hepa formato plano, cunha e filtros Hepa para alta temperatura. Acesse: https://linterfiltros.com.br/tratamento-de-ar/filtros-de-ar/filtros-hepa-absolutos/


A Linter Filtros é umas das maiores fabricantes de filtros de ar e equipamentos para filtragem de ar. Fabricamos Caixas Terminais Filtrasept, Caixas para Forros Filtrantes ou Plenum em Salas LimpasCaixa CRM e Caixa CRM + F, Fan Filter Unit GII (FFU) e Unidades Compactas de Ventilação e Filtragem.

Caso você apresente alguma dúvida, sugerimos que entre em contato com a Linter Filtros. Nossos engenheiros irão detalhar melhor e indicar a melhor opção para sua empresa.

Clique no botão abaixo 👇🏼 e entre em contato com a Linter Filtros.

Solicitar Contato

 

Entre em Contato com a Linter