Hospitais são locais com alta concentração de vírus, fungos, bactérias e outros contaminantes presentes no ar. Isto ocorre devido à grande quantidade de pessoas doentes que circulam em enfermarias, recepções, alas reservadas ou abertas e demais dependências hospitalares.
Para a grande maioria dos hospitais é um grande desafio manter a qualidade do ar e oferecer um sistema seguro de máxima proteção afim de evitar contaminações em profissionais, pacientes e seus acompanhantes.
Sistemas de Ar Condicionado têm como principal objetivo oferecer conforto térmico a seus usuários e jamais servir como vetor de transmissão e contaminação por via área. Quando não ocorre manutenções, e consequentemente a troca periódica dos filtros, o sistema poderá prejudicar e muito a saúde dos ocupantes. Inclusive existe uma lei conhecida como PMOC, que exige manutenções e análises constantes com centrais de ar condicionado para evitar possíveis doenças respiratórias em locais fechados.
A Linter Filtros é uma das maiores e principais fabricantes de filtros para sistemas de ar condicionado. Fabrica e comercializa os principais filtros indicados para centrais de ar condicionado em hospitais e outros segmentos do Mercado.
Conheça abaixo os principais filtros utilizados em sistemas de ar condicionado e suas características:
- Mantas Filtrantes de Ar em Fibra Sintética – Possui diferentes gramaturas e são utilizados como pré filtros para sistemas de ar condicionado. Com classe de filtragem G4 (ABNT), faz a filtragem de partículas maiores (Filtros Grossos) além de prolongar a vida útil dos filtros finos e absolutos (HEPA).
- Filtros Encartonados ou Porta Mantas – Dependendo do sistema de ar condicionado o pré filtro utilizado poderá ser um filtro plano encartonado ou porta mantas.
Os filtros porta mantas conhecidos como filtros permanentes, troca-se apenas o elemento filtrante, portanto o custo de manutenção é muito mais baixo. - Filtros Plissados – São produzido em formato zig-zag ou sanfona, são feitos de fibra sintética plissada que são caracterizados pelo poder de alta filtragem.
- Filtros Multibolsa – São feitos de microfibras não-cancerígenas e não toxicas. Os filtros retêm as partículas gradualmente ao longo dos seus níveis filtrantes. Além de ter excelente capacidade de retenção de pó, possuem ampla gama de eficiência de filtragem (G3:F9).
- Filtros Finos – São aplicados como filtros finais ou pré-filtragem para filtros Hepa. Possuem classe de filtragem F7, F8 ou F9.
- Filtro Hepa – Os filtros absolutos retêm particulados de até 0,3µ. O Filtro Hepa é o mais indicado quando falamos em qualidade do ar. Sua aplicação é indicada principalmente em locais onde há necessidade de níveis elevados de pureza do ar, principalmente nos centros cirúrgicos e salas limpas.
A Linter Filtros além de fabricar filtros também fabrica equipamentos para sistemas de ar condicionados tais como; Caixas de Filtragem com 1, 2 ou 3 estágios de filtragem, Painéis de Filtragem para filtros planos e cunhas, Fan Filter Unit GII, Caixas Terminais , Unidades Compactas de Filtragem e Ventilação e Caixas Filtro Permanentes ou Descartáveis para forros, plenum filtrantes e teto.
Entre em contato com a Linter Filtros e peça ajuda para nossos engenheiros especializados em sistemas de ar condicionado.
Clique no botão abaixo 👇🏼 e solicite mais informações.
Solicitar Contato