EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

Filtros de Ar: Conheça as Vantagens e Aplicações

Filtros de ar e suas aplicações

Porque são tão utilizados em processos industriais?

Quando se trata de Tratamento de Ar, existem diferentes tipos de filtros de ar disponíveis no mercado, mas na hora de escolher o filtro certo para sua empresa ou indústria, você sabe identificar o melhor filtro para sua necessidade?

Os filtros de ar são utilizados em vários processos e existe um tipo específico para cada aplicação.

Entenda…

Existem filtros que atenuam odores indesejados (orgânicos ou inorgânicos); existem aqueles que são utilizados em sistemas de ar condicionado, evitando a propagação de poeiras, fungos e outros contaminantes que causam danos à saúde das pessoas expostas no local; além disso, existem ainda os pré filtros que trabalham em conjunto com os filtros, aumentando a durabilidade destes, isso entre tantos outros.

Os filtros de ar podem ainda ajudar a reduzir gastos na sua empresa a médio e longo prazo, porque reduzem drasticamente as paradas de máquinas para a substituição dos mesmos.

São portanto inúmeros os benefícios e depende muito das propriedades e aplicações de cada um.

Separamos alguns dos modelos mais comercializados para explicar melhor suas funcionalidades, confira abaixo nossa lista e conheça suas vantagens e aplicações.

Infográfico de Classificação de Filtragem dos Filtros

FILTROS GROSSOS E MÉDIOS

1 – Filtros Porta Manta – Fabricados em chapa de aço galvanizado ou aço inoxidável, com tela de sustentação na saída do ar, sua construção leve torna o Porta Mantas um filtro de fácil manuseio, instalação e manutenção.

Vantagens

  • Troca-se apenas o elemento filtrante diminuindo a geração de resíduos
  • Estrutura permanente, portanto menor custo de manutenção
  • Mais opções na escolha do elemento filtrante
  • Maior resistência mecânica em relação aos filtros descartáveis

Aplicações: são indicados para filtragem de ar em geral ou para qualquer sistema de climatização, bem como pré filtros para filtros de alta eficiência (filtros finos).

2 – Filtros Planos Descartáveis – Fabricados com moldura em papelão encartonado e tela perfurada para sustentação do elemento filtrante. Apresentam elemento filtrante em fibra de vidro ou manta sintética, não tóxico e boa capacidade de acumulação de pó.

Vantagens

  • 100% incinerável
  • Grande variedade dimensional.

Aplicações: instalações de ar condicionado, tomadas de ar externo, cabines de pintura e outras aplicações que requerem proteção do particulado grosso.

FILTROS FINOS

3 – Filtros Finos – removem contaminantes aéreos como: fumaça, vapor, pólen, fuligem, etc.

Vantagens

  • Vida útil longa: Área filtrante x maior vida útil
  • Maior economia: Baixa perda de carga x máxima economia
  • Construção rígida: Profundidades (50/75/100 mm) x fácil instalação
  • Elemento filtrante íntegro: Evita migração de fibras

Aplicações: como filtros finais ou pré-filtro de filtros absolutos (HEPA / ULPA), em instalações de HVAC.

FILTROS ABSOLUTOS

 4 – Filtros Absolutos HEPA – possuem eficiência acima de 99,995% para partículas de 0,3µ, Classe H14 (EN 1822). Destinam-se a proteção de pessoas, equipamentos de partículas contaminadas. São utilizados em situações onde se requerem níveis elevados de pureza do ar.

Vantagens

  • Adequado para todos os tipos de aplicações onde se requer alto grau de limpeza
  • Distribuição de velocidade otimizada
  • Fluxo de ar estável e longa vida útil
  • Garantia de isenção de vazamentos
  • Mecanicamente estável
  • Vários tipos de molduras e dimensões
  • Podem ser fornecidos com vedação em borracha ou gel
  • Moldura sistema “faca”

Aplicações: as aplicações típicas podem ser encontradas em: microeletrônica, fabricação de semicondutores, medicina, química, farmácia, microbiologia, laboratórios e indústria alimentícia

OUTROS

5 – Filtros de Carvão Ativado – Utilizados quando há necessidade de atenuar odores diversos (orgânicos ou inorgânicos), tais como: corporais, cigarro, gordura, solvente, agrotóxicos, etc. Para cada aplicação é necessário um tipo específico de carvão ativado (consulte sempre nosso departamento técnico)

* É importante ter uma ou mais pré-filtragens antes da aplicação dos filtros de carvão para evitar o contato do carvão com as partículas sólidas.

Aplicações: Instalações de climatização no ar de retorno, renovação de ar externo, adsorção de odores de fumaça (cigarro, gordura), adsorção de solventes em instalações de pintura, adsorção de gases químicos (cloro, hidrocarboneto, etc).

Tratamento de Ar

Insira o código abaixo: captcha