O ar que respiramos nas empresas
Muitas vezes, não percebemos a importância da qualidade de ar em ambientes fechados, uma qualidade de ar ruim pode acarretar sérios riscos à saúde. Estudos mostraram que a qualidade do ar interno, pode ser pior do que a encontrada ao ar livre. Como muitas pessoas passam um tempo considerável no trabalho, a qualidade do ar se tornou uma questão urgente em termos de saúde.
Uma das razões pela qual a qualidade do ar do escritório pode ser comprometida é que existem muitas fontes de poluição. Muitos escritórios estão localizados em áreas industriais ou centros urbanos com alta concentração de poluentes. Além disso, alguns escritórios estão localizados em áreas adjacentes a grandes vias, o que significa exposição ao escapamento de veículos, uma das maiores fontes de particulados nocivos.
A poluição do ar no escritório também resulta das atividades de manutenção de edifícios. Controle de pragas, limpeza, reformas e atividades de ocupação. Portanto a qualidade do ar em escritórios ou salas comerciais está diretamente ligada a eficácia dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), que devem ser bem projetados com a presença de dispositivos de filtragem de ar eficientes.
A importância da renovação do ar em ambientes fechados
Com o advento da pandemia, muitas empresas têm se preocupado com a qualidade do ar interno. Uma dúvida recorrente seria referente ao ar condicionado destes ambientes pode contribuir para a propagação de vírus e outras contaminantes pelo ar.
O que podemos destacar é que um bom sistema de ar condicionado contribui para retenção destes contaminantes, inclusive o vírus SARS-CoV-2 (COVID-19). Um bom sistema HVAC promove a renovação do ar em ambientes fechados. O ar passa pelos filtros de ar dos sistemas de ar condicionado e retém as partículas contaminantes.
Nos escritórios e salas comerciais, por exemplo, os sistemas de ar condicionado não são preparados para retenção de vírus. Somente ambientes controlados, com alta concentração de contaminantes, é que precisam obter o máximo em pureza do ar, diferente de ambientes corporativos, por esse motivo o ar dos sistemas de ar condicionado apesar de apresentarem filtros, não são suficientes para reter determinadas bactérias e principalmente vírus presentes no ar.
Entenda a dinâmica de propagação do Coronavírus
Os vírus são menores que 0,3 µm, porém eles não se propagam livremente pelo ar, e sim por meio de gotículas expelidas ao respirar, falar, espirrar ou tossir. Os vírus se prendem as estas gotículas e podem ficar circulando pelo ambiente, inclusive podem se alojar sobre as superfícies.
Pessoas que frequentam ambientes fechados podem se contaminar, caso o local, em algum momento foi frequentado por alguém com alguma doença respiratória.
Medidas para mitigar a contaminação
Existem algumas medidas que podem ser tomadas para tratar o ar interno em escritórios, salas comerciais ou qualquer ambiente fechado para minimizar os riscos de uma possível contaminação. Veja a seguir as melhores opções:
1) Melhorar seu sistema de ar condicionado para aumentar a eficiência da filtragem
O único filtro capaz de bloquear o vírus é o filtro HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), porém a maioria dos sistemas de ar condicionado para escritórios e salas comerciais não suporta este tipo de filtragem absoluta. Neste caso podemos aumentar a eficiência da classe de filtragem utilizando filtros de classe intermediária (filtros de classificação média e fina), reduzindo as possibilidades de contágio.
Atenção: Antes de substituir os filtros do seu equipamento, veja se o seu sistema tem capacidade para utilização destes filtros.
2) Uso de purificadores de ar
Se o seu sistema não comportar o filtro HEPA ou mesmo filtros de classe intermediária, uma opção rápida e de baixo custo é a utilização de purificadores de ar com filtro HEPA. Você coloca o equipamento no ambiente e o mesmo se encarrega de renovar o ar. Seu sistema de filtragem possibilita que o ar do ambiente passe pelo filtro HEPA, e em alguns casos por um sistema de lâmpada UV que irá garantir ainda mais um ar livre de contaminantes. Muitos purificadores de ar prometem um sistema de filtragem eficiente, porém é necessário verificar se possuem sistema de filtragem com o uso do filtro HEPA e principalmente verifique a vazão que o equipamento irá atender para evitar que o mesmo não funcione de forma inadequada.
2) Manutenção do seu sistema de ar condicionado
Realizar a manutenção preventiva do seu sistema de ar condicionado é uma das medidas paliativas, principalmente para evitar a disseminação do vírus pelo sistema de ar condicionado. O ideal é sempre manter a troca dos filtros com certa frequência.
A Linter Filtros é umas das maiores fabricantes de filtros de ar e equipamentos para filtragem de ar. A Linter é fabricante também dos Purificadores de Ar com Filtro Hepa e Lâmpada UV que eliminam cerca de 99,95% de vírus e bactérias presentes no ar. Ideal para uso em escritórios, salas comerciais e demais ambientes fechados.
Caso você apresente alguma dúvida, sugerimos que entre em contato com a Linter Filtros. Nossos engenheiros irão detalhar melhor e indicar a melhor opção para sua empresa.
Clique no botão abaixo 👇🏼 e entre em contato com a Linter Filtros.
Solicitar Contato