EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8054

A importância dos Filtros Absolutos Hepa nos Hospitais

Filtro Absoluto Hepa em Hospitais

Os filtros Hepa são utilizados como fonte de segurança e fornecimento de ar limpo em ambientes esterilizados e desinfetados como os ambientes hospitalares.

Hospitais são ambientes com grande propensão a infecções por vias aéreas. A utilização de filtros que proporcionem desinfecção efetiva do ar é importante para que não sejam agravados os problemas de saúde, visto que grande parte das pessoas que ali se encontram já estão com a saúde fragilizada.

Para resolver e controlar problemas como este, existem as normas técnicas da ABNT que estabelecem parâmetros de tratamento e qualidade do ar, que devem ser seguidos visando a alta qualidade do mesmo para que as pessoas não sejam prejudicadas. A norma técnica NBR 7256 -Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), da ABNT, estipula e controla requisitos como temperatura, umidade relativa do ar e filtragem visando sobretudo a diminuição de riscos de contaminação dentro desses ambientes.

Esses ambientes por sua vez são divididos e caracterizados de 3 formas: críticos, semicríticos e não críticos. Essas divisões contemplam igualmente todos os tipos de ambientes existentes nos hospitais, tais como: salas de cirurgia, salas pós e pré operatórias, pronto socorro, UTI’s, laboratórios de testes, farmácia, apartamentos entre outros.

Os filtros utilizados nos sistemas de ar condicionado, eliminam contaminantes causadores de infecções como vírus, bactérias e fungos, resultando em segurança tanto para os pacientes como para os profissionais da área da saúde que ali atuam, como médicos, enfermeiros, secretárias e afins, além de barrar outros contaminantes como poeira, pólen (das flores trazidas pelos visitantes) entre outros.

Filtros Absolutos HEPA

Dentre todos os filtros e pré filtros utilizados nos sistemas de ar condicionado, o Filtro Absoluto Hepa em hospital tem função primordial! A redução de infecções por via aéreas se dá por meio dele. São principalmente os filtros absolutos Hepa, que vão garantir elevado grau de limpeza do ar.

O sistema de tecnologia desse filtro, prevê eficiência de até 99,995% para partículas de 0,3µm, Classe H14 (EN 1822). Esse filtro possui um sistema de separação de partículas que retém grande parte dos microrganismos contaminantes, aliás são estes os grandes causadores de infecções e doenças respiratórias como asma, bronquites, rinites entre outras.

Filtros Hepa

Esses filtros são capazes de capturar partículas ínfimas presentes no ambiente. Dentro de um hospital isso significa redução de riscos através da contaminação pelo ar.

O tratamento do ar com a utilização dos Filtros Absolutos Hepa pode portanto ser encarado, como uma importante arma de proteção à saúde de todas as pessoas que circulam pelo local, sejam elas pacientes ou profissionais!

Quer saber mais sobre esses filtros?

Entre aqui e conheça toda a linha de Filtros Absolutos Hepa da Linter Filtros Industriais.

Contribuinte ICMS*:SimNão