A importância do Tratamento de Ar nas Indústrias Alimentícias
Em processos onde os produtos fabricados são alimentos para consumo humano ou animal, é indispensável que haja total segurança nos métodos e procedimentos adotados, para que exista qualidade em todas as etapas da produção até o produto final.
A manutenção de um ambiente limpo e o mais esterilizado possível é uma das formas de evitar contaminações.
Mas ainda que o ambiente seja impecável, o ar também é considerado uma possível fonte de contaminação!
Quando pensamos nas etapas de produção de um alimento, desde a matéria prima até o produto final embalado, tudo tem que ser levado em consideração.
Os alimentos tem contato direto com o ar. Se este não passou por um processo de filtragem adequado, a presença de contaminantes como partículas nocivas, bactérias e fungos pode contaminar os alimentos expostos durante o processo produtivo, com efeito, corre-se o risco de afetar a saúde das pessoas que vão consumir estes produtos.
O tratamento do ar é um fator de muita importância, pois ele protege a saúde das pessoas que trabalham no local, a qualidade dos produtos durante o processo produtivo e a saúde do consumidor final.
Portanto a qualidade do ar nesses locais é questão de regra básica de saúde! Regra que é assegurada por normas técnicas da ABNT e ANVISA, que visam o processo de certificação do ambiente, segundo seus parâmetros estabelecidos.
Os filtros de ar nas indústrias alimentícias são os provedores desta segurança!
A utilização de um sistema de tratamento de ar, com a utilização de filtros adequados e de boa qualidade é portanto indispensável.
Conheça alguns dos benefícios dos filtros de ar nas indústrias alimentícias:
- Segurança contra contaminações por bactérias e fungos por vias aéreas
- Remoção de partículas presentes no ar
- Desodorização ambiente
Conheça a linha completa de Filtros de Ar da Linter Filtros e solicite um orçamento bem aqui.