A Qualidade do ar no ambiente de trabalho é assunto pra ser levado muito a sério…
Ambientes corporativos geralmente apresentam um grande número de pessoas que ali permanecem durante muitas horas do dia, e ainda há outras que circulam pelo local.
De escritórios a fábricas, a carga horária média de um trabalhador brasileiro é de 44 horas semanais, dividida na maior parte das vezes em uma jornada diária de até 8 horas de trabalho.
Certamente existem muitas formas de divisão. Mas independente da forma adotada pela empresa, o Brasil é um dos países com uma das maiores cargas horárias do mundo! Então um fato notável é… As pessoas passam muito tempo em seus trabalhos!
O assunto que trouxemos aqui, trata justamente do papel da empresa no quesito saúde no local de trabalho:
- A importância da qualidade do ar nesses ambientes em que as pessoas passam boa parte de suas vidas.
- Maneiras existentes de minimizar riscos de doenças relativas a baixa qualidade do ar.
Confira…
Sistema de Ventilação x Qualidade do ar é uma obrigação das empresas
A qualidade do ar pode influenciar de modo geral a saúde das pessoas, afetando inclusive a empresa como um todo. O assunto é tão sério que é passível de punição por meio de multa, para as empresas que não se adequarem às leis pertinentes, relativas a tratamento de ar em ambientes de uso coletivo.
Assim sendo, existem medidas básicas que as empresas devem tomar, visando a proteção e o bem estar de seus colaboradores.
Adotar um sistema de ventilação ou climatização que proporcione qualidade do ar, através do tratamento do mesmo é um quesito altamente importante. É uma medida cautelar e também obrigatória, assegurar a seus colaboradores…
…segurança, proteção e boas condições de trabalho!
Os trabalhadores permanecem por muitas horas em seu local de trabalho, e são muitas pessoas respirando o mesmo ar. Junte a isso um ambiente fechado e manufaturado e pronto! Os riscos de saúde aumentam significativamente.
Filtros de Ar: Proteção e Segurança
É sancionado por lei e especificado por normas da ABNT que todos os ambientes fechados de uso coletivo necessitam de um sistema de renovação de ar e/ou climatização local. E é papel desse sistema oferecer um ambiente mais agradável e favorável às pessoas. Além de oferecer a proteção adequada minimizando o risco de contaminações por vias aéreas.
Todavia o ar condicionado tem por principal tarefa refrigerar, retirar e controlar a umidade do ar, apenas. Os cuidados adicionais necessários ficam por conta dos filtros de ar, que tem fundamental importância na segurança, afinal são eles que vão garantir a qualidade do ar através dos sistema adotado (refrigeração ou ventilação).
Troca dos Filtros de Ar
Da mesma maneira que os filtros são tão importantes, as manutenções e troca dos filtros, não ficam atrás. As trocas são fundamentais para que o sistema seja capaz de proporcionar ar limpo e confiável a todos.
A ANVISA juntamente com o Ministério da Saúde tornou obrigatória a realização da Lei PMOC 13.589/2018, visando a minimização de doenças causadas pelo ar.
Para que os filtros de ar possibilitem o controle das partículas e gases nocivos (afastando o risco de contaminações químicas e biológicas que porventura possam ocorrer) é importante realizar a troca dos mesmos com a frequência correta. Assim eles não sobrecarregam de sujeira, impedindo que o sistema de filtragem cumpra de forma eficaz a sua função.
A utilização e troca de filtros de ar afasta os riscos e oferece proteção garantida aos funcionários, evitando possíveis problemas de ordem de saúde que variam de simples sintomas, até doenças mais severas e letais adquiridas a longo prazo pela exposição excessiva a um ambiente contaminado por poeiras industriais, partículas de fuligem, fungos, vírus e bactérias, gases e produtos tóxicos.
Climatização e Conforto térmico. Além do controle de doenças ocupacionais (que ocasionalmente podem levar os funcionários a afastamentos médicos ou a baixa produtividade) relativas a baixa qualidade do ar. São coisas que podem ser obtidas por meio de um sistema que realize a filtragem do ar.
Sintomas e doenças causadas pela baixa qualidade do ar
- Dor de cabeça
- Náuseas
- Vômitos
- Ardência ou coceiras nos olhos ou pele
- Gripes, resfriados
- Doenças respiratórias como: asma, rinite, bronquites
- Câncer de pulmão
Quais são os setores de maior risco?
Existem indústrias onde os riscos são ainda maiores, pois nela são manipulados produtos químicos e tóxicos, como no caso das indústrias químicas e farmacêuticas.
É papel das empresas fornecer segurança a todos os seus funcionários, através da utilização de EPI’s por exemplo. E também por meio dos sistemas de tratamento de ar.
A proteção que os filtros oferecem se expande ao ambiente, aos colaboradores, aos processos industriais e inclusive ao consumidor final. Evitando por exemplo a contaminação dos produtos que vão chegar até ele no final da cadeia.
E sua empresa já realizou a troca dos filtros de ar?
A Linter Filtros possui linhas de filtros especificas para cada área de aplicação industrial.
Solicite um contato comercial clicando bem aqui SOLICITAR CONTATO