Sistema HVAC em Indústrias Farmacêuticas e Áreas Críticas
A tecnologia do sistema HVAC – aquecimento; ventilação e ar condicionado, é muito utilizada principalmente em locais com grande circulação de público, como shopping centers, teatros, restaurantes, escritórios e indústrias de vários segmentos.
O processo realizado por esse sistema é decerto responsável por trazer ao ambiente conforto térmico, renovação, tratamento e qualidade do ar interior. Além da retirada da umidade presente, que facilita a propagação de fungos, bactérias e partículas nocivas.
Muito utilizado em áreas sensíveis à contaminação. O sistema HVAC em indústrias farmacêuticas é fundamental, pois esses são ambientes que necessitam de proteção ampliada em todas as etapas da fabricação dos medicamentos, para o controle de qualidade dos mesmos.
Além da necessidade de ter espaços limpos e classificados, todos os processos devem ser realizados sob um sistema de filtragem do ar, visando principalmente a proteção dos operadores, do meio ambiente e dos produtos.
Mais do que apenas um simples sistema de conforto térmico. O sistema HVAC trabalha com diferentes níveis de pressão e vazões de ar, com o objetivo de proteger toda a operação. Uma falha nesse sistema poderia causar a contaminação dos medicamentos, que seriam descartados pelo controle de qualidade do fabricante, causando prejuízos financeiros, pois os medicamentos seriam impedidos de chegar ao mercado consumidor e causar desta forma danos à saúde das pessoas que iriam utilizá-lo.
Nas indústrias deste segmento o tratamento do ar é um fator
crítico de segurança!
Normas regulamentadoras (ANVISA e ABNT) visam à proteção e utilização das boas práticas dentro desses ambientes, desde a fase de fabricação até o processo final de embalagem. Em conclusão, todas essas etapas são passíveis de contaminação. Por isso o processo do sistema de tratamento de ar, antes de tudo, vai minimizar os riscos presentes.
A filtragem do ar por meio desse sistema, se dá pela captação do ar externo para renovação e pressurização dos ambientes, e do ar de retorno dos ambientes que passa então por várias etapas de filtragem através de filtros Grossos, Médios, Finos e finalmente os Absolutos HEPA, que são os principais responsáveis pelo processo de purificação do ar, que por fim é insuflado nos ambientes.
O processo de fabricação de medicamentos pode também gerar gases, que precisam ser tratados e transportados para fora do local por um sistema de exaustão.
Conheça alguns dos benefícios do sistema HVAC em indústrias farmacêuticas:
- Filtragem do ar
- Renovação do ar ambiente
- Retenção de partículas de poeira
- Minimização de fungos e bactérias
- Conforto térmico
- Diminuição de casos de doenças alérgicas e respiratórias dos trabalhadores locais
A realização de manutenção preventiva do sistema HVAC e a troca dos filtros de ar são etapas essenciais para a boa eficiência desses sistemas.
A Linter Filtros fabrica uma linha completa de filtros indicadas para o Sistema HVAC.
Conheça abaixo alguns dos modelos mais utilizados e solicite aqui um orçamento.
Filtro Porta Mantas
Filtros Descartáveis
Filtros Multibolsa