EnglishPortugueseSpanish

06 Dicas para Escolher seu Purificador de Ar

06 Dicas para Escolher seu Purificador de Ar

A poluição do ar externo em conjunto com vírus, bactérias e demais alérgenos é a porta de entrada para ambientes fechados que se tronam um local altamente nocivo e prejudicial a saúde.

Somente o uso do ar condicionado ou ventilação natural, com portas e janelas abertas, não são suficientes para evitar uma possível contaminação do ar, já que exposições a poeira, pólen, esporos de mofo, fumaças e demais contaminantes, além de gotículas ou aerossóis produzidos por pessoas com algum tipo de infecção respiratória são altamente transmissíveis em locais fechados.

Estudos apontam que o ar nestes ambientes podem ser 2 a 5 vezes mais poluído e, em alguns casos, 100 vezes mais poluído do que o ar externo. Normalmente, onde consideramos estar mais seguros, pode ser justamente o local que estamos mais expostos a poluentes.

Em tempos de pandemia pelo Sars-Cov -2 ou COVID-19, nunca se falou tanto sobre o uso de Purificadores de Ar em ambientes residenciais, escolas, hospitais e comércio em geral, como protocolo de segurança e sanitização contra vírus e bactérias presentes no ar.

O uso de purificadores de ar é altamente recomendado para promover ar de excelente qualidade, porém é necessário entender o que o Purificador de Ar irá desempenhar.

Este artigo irá ajuda-lo (a) a definir as principais diferenças dos principais purificadores de ar do Mercado. Veja a seguir as principais características e o que é necessário observar ao adquirir um purificador de ar:

1 – Vazão do Purificador de Ar

A vazão é uma das principais características que você precisa levar em consideração. Caso seu ambiente seja maior do que a capacidade que o purificador de ar possa atender, o ambiente não estará completamente seguro. Outro fator importante é no caso de purificadores de ar com a função de recirculação de ar versus a quantidade de vezes que o ar é totalmente renovado. Em ambientes com altas concentrações de poluentes, o ideal é que a renovação seja muito mais rápida para garantir maior segurança a seus ocupantes.

2 – Recirculação ou Exaustão do Ar

A recirculação do ar irá renovar o mesmo ar diversas vezes em um determinado período. Neste caso o sistema de filtragem é fundamental para que o ar renovado sempre esteja em boas condições. Inclusive é ideal este tipo de Purificador em conjunto com seu equipamento de ar condicionado. Na exaustão do ar, o mesmo é completamente retirado do ambiente por pressão negativa, passa por um processo de filtragem e lançado para fora do ambiente devidamente limpo. Os dois sistemas são excelentes e caso seja bem projetado, irá atender com total segurança.

3 – Sistema de Filtragem

O sistema de filtragem é a principal característica que diferencia os purificadores de ar. Iremos descrever os principais sistemas apresentados no Mercado:

  • Purificação por Alta Temperatura ou Esterilizadores: Os Purificadores que utilizam este sistema conseguem eliminar vírus e bactérias mas apresentam problemas como ressecamento do ar e baixa vazão. Seu uso no inverno ou em estações secas não é indicado pois retira a baixa umidade do ar, deixando o ambiente ainda mais seco. O ar seco desidrata as mucosas do nariz, garganta e faringe, e pode levar à inflamação. Desaconselhamos este tipo de equipamento as pessoas com renite, faringite, sinusite ou asma.
    Outra característica que estes equipamentos possuem. Eles não filtram o ar, apenas matam as bactérias e vírus. Contaminantes maiores ficam suspensos no ar, deixando o ar menos limpo em comparação com purificadores que possuem sistemas de filtragem.
  • Purificação por Ions: Estes equipamentos utilizam propriedades químicas dos íons negativos para purificar o ar de ambientes fechados. As descargas de íons se ligam às partículas de poeira, bactérias e outros contaminantes e fazem as impurezas “caírem ao chão”. Assim como os esterilizadores, os ionizadores também ressecam o ar do ambiente, causando desconforto e problemas respiratórios aos seus ocupantes.
  • Purificação por Ozônio: O ozônio é um componente natural da atmosfera e pode ser usado em ozonizadores de ar para purificar o ambiente. Esse tipo purificador retira o oxigênio do ar, transforma em ozônio e devolve ao ambiente. Porém, o ozônio é extremamente prejudicial ao respiramos. Este tipo de purificador é nocivo à saúde, principalmente para pessoas que tem asma ou deficiência das vitaminas C e E.
  • Purificadores de Ar com sistemas de filtragem: Este tipo de purificador é o mais indicado. Sua eficiência é comprovada pela sua utilização em centros cirúrgicos, salas limpas, e processos industriais que necessitam alto grau de pureza no ar. Os Purificadores com sistema de filtragem possuem até quatro tipos de filtragem em seu equipamento, incluindo partículas maiores, como fios de cabelo, pelos de animais e poeira, que ficam retidos no pré-filtro.
    O uso de filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) , tecnologia mais avançada em filtragem de ar que retém até 99,95% de vírus e bactérias presentes no ar, o sistema Ultra Violeta mata vírus e bactérias por exposição de raio germicida da luz UV e alguns casos o uso de filtros de carvão ativado que tem a função de atenuar odores.
    Sem dúvida, os Purificadores de Ar com Sistemas de Filtragem são os mais indicados, pois não interferem na temperatura e umidade do ambiente. Mesmo com o uso de aparelhos de ar condicionado ou umidificadores, a função do purificador de ar com sistema de filtragem é deixar o ar extremamente limpo. Inclusive seu uso é indicado para a retenção do COVID-19, outros vírus e bactérias presentes no ar.

4 – Certificação e Testes Comprobatórios

Devido a pandemia do COVID 19, muitas purificadores foram lançados no mercado, porém é necessário  verificar se purificadores de ar realmente atendem as especificações que são designadas. Verificar laudos de virucidade ou eficiência são mais indicados quando se quer obter segurança na compra do seu equipamento de purificação.

5 – Facilidade de Instalação e uso do equipamento

Muitos purificadores de ar deixam a desejar em termos de facilidade. Alguns equipamentos podem ser instalados em locais com pouco espaço físico e dificultam sua correta aplicação. Neste caso o ideal seria utilizar equipamentos menores ou que as vezes podem ser instalados fixados no teto ou parede. É interessante optar por equipamentos plug&play, sem a necessidade de contratar profissionais para instalação.

6 – Recursos Extras dos Purificadores

Em geral os purificadores de ar podem ficar ligados por horas e verificar alguns fatores como consumo de energia, nível de ruído, utilização com ar condicionado e umidificadores, ou custo e facilidade de manutenção. Antes de adquirir seu purificador de ar, verifique as especificações técnicas para não ter surpresas após a aquisição.

Listamos as 6 características básicas que devem ser levadas em consideração na hora de adquirir um purificador de ar. Voltamos a destacar principalmente o sistema de filtragem, instalação, certificações e principal desempenho do seu Purificador. Não compre antes de verificar estas características.

A Linter Filtros Industriais é uma empresa com mais de 26 anos de atuação no Mercado. Fornece filtros e equipamentos para tratamento de ar para indústrias alimentícias, farmacêuticas, ambientes controlados, salas limpas, laboratórios, centros de pesquisas, hospitais e demais segmentos que necessitam obter ar extremamente limpo e seguro.

A Linter Filtros desenvolveu um Purificador de Ar que utiliza 03 sistemas de filtragem. Pré-Filtro, Lâmpada UV e o poderoso Filtro HEPA. A eficiência dos Purificadores UDL Linter contra vírus e bactérias é maior que 99%.

São diversos modelos que atendem a vários segmentos de mercado.

Os purificadores de ar Linter possuem as seguintes características:

  • Sistema de Filtragem com uso de pré-filtro, lâmpada UV e filtro Hepa
  • Baixo consumo de energia e aquisição
  • Baixo custo de manutenção (troca-se apenas os filtros) e facilidade no manuseio
  • Baixo nível de ruído
  • Atende áreas de até 80 m³ de volume
  • Possuem voltagens de 110 ou 220V
  • São compactos e atendem vazões de até 500 m³/h
  • Tem a função de Recirculação ou Exaustão do ar
  • Todos os Purificadores de Ar Linter possuem certificados pelo Instituto de Biologia da UNICAMP e laboratório independente que análise a qualidade do ar CONFORLAB.

Ficou interessado?

Clique no botão abaixo 👇🏼 e entre em contato através do site exclusivo dos Purificadores de Ar com Filtro Hepa – Série UDL

Quero conhecer os Purificadores de Ar Linter

 

Entre em Contato com a Linter