Logotipo Linter Filtros

Unidades de Descontaminação de Ar com Filtro HEPA

Conheça a UDL 500 – Solução ideal CONTRA vírus e bactérias.

As Unidades de Descontaminação de Ar são equipamentos que têm o objetivo de retirar ou recircular o ar de um ambiente fechado, passando o ar do local por um sistema de filtros especiais, que podem reter até 99,995% das partículas de 0,3 µm, tamanho crítico para contaminação biológica. 

O uso das Unidades de Descontaminação de Ar é a melhor opção para eficácia no Tratamento do Ar em ambientes internos contra vírus e bactérias.

A Linter Filtros é uma empresa especializada na fabricação e comercialização de filtros e equipamentos de ar e desenvolveu uma linha de Unidades de Descontaminação de Ar chamada UDL.

Tenho interesse no modelo:

Quero conhecer mais sobre Unidades de Descontaminação de Ar

Elaboramos um GUIA com as principais informações sobre as UDLs. Clique sobre as ABAS (Sinal de +) e saiba tudo sobre UNIDADES DE DESCONTAMINAÇÃO DE AR.

Caso queira uma PROPOSTA, preencha com seus dados nosso formulário que logo iremos entrar em contato.

UDL 500 é uma linha de equipamentos para descontaminação do ar. O termo é um sigla que corresponde Unidade de Descontaminação Linter. O número 500 significa a vazão, ou seja, 500 m³/h. Os principais modelos ainda possuem a siglas PR (modelo de PISO que faz a RECIRCULAÇÃO do ar), AR (modelo AÉREO que faz a RECIRCULAÇÃO do ar) e AE (modelo AÉREO que faz a EXAUSTÃO do ar).

A UDL 500 R tem a função de RECIRCULAR o ar do ambiente. Já a UDL 500 E tem a função de EXAUSTÃO do ar para fora do ambiente.

Entenda cada funcionalidade:

RECIRCULAÇÃO DO AR

   

EXAUSTÃO DO AR

Abaixo as principais dimensões dos seus respectivos modelos:

UDL 500 PR

UDL 500 AR

UDL 500 AE

Pressão negativa (UDL-500-AE): O ar é completamente extraído da sala em questão, arrastando todo e qualquer particulado gerado para o filtro HEPA H14 com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm, antes de atingir o ambiente externo, garantindo assim que possíveis partículas contaminadas geradas nos procedimentos sejam direcionados para o equipamento de exaustão e não vá em direção aos corredores ou recepção, nesse caso o equipamento deve ser instalado de preferência na parede oposta a porta, pois o ar será compensado pelas frestas de portas e janelas, garantindo o arraste na sala.


Recirculação do ar (UDL-500-AR e ou UDL-500-PR): O ar do ambiente, onde o equipamento está instalado, irá passar pelo filtro na proporção vazão do equipamento / volume da sala, com alto grau de retenção do filtro HEPA H14 com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm, garantindo que a cada passagem do volume total o ar que retorna para a sala, retorna em forma de ar estéril, gerando assim um ambiente cada vez mais limpo, o que chamamos de ambiente controlado. Esse ar estéril é o mesmo utilizado em centros cirúrgicos, salas limpas, farmacêuticas e laboratórios para fabricação e envase de medicamentos.

Ambas os modelos protegem o profissional, porém vale lembrar que até o contaminante atingir o filtro HEPA, tudo é possível, mas após ter contato com o equipamento, nós julgamos que o sistema de RECIRCULAÇÃO protegerá mais o ambiente e o profissional, pois o ar de seu consultório estará em constante movimentação e passando pelo filtro HEPA H14 com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm, garantindo assim um ar cada vez mais estéril dentro do ambiente de trabalho que é para onde o ar retorna, ao invés de ser jogado para o ambiente exterior.

Utilizamos um pré filtro de classe G4 (NBR 16101:2012) para filtragem de particulados grossos e um filtro HEPA H14 (EN-1822) com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm.

O filtro HEPA com classe de filtragem H14 (EN-1822) retém 99,995% de partículas até 0,3 µm, o que garante um ar estéril saindo pelo lado limpo do filtro. O elemento filtrante é composto por micro fibra de vidro que ao ser prensada garante alto grau de filtração para o ar, este filtro é utilizado nos ambientes mais limpos e específicos existentes na face da Terra e até mesmo em estações espaciais, garantindo a pureza do ar respirado por todos.

Os pré filtros classe G4 são recomendados trocas a cada 3 ou 4 meses e os filtros HEPA em média a cada 24 meses. Em casos de quartos de isolamentos, a recomendação é trocar a cada 12 meses os filtros HEPA, onde se tem a certeza de pacientes contaminados dentro do ambiente.

Sim, o ar condicionado pode trabalhar em conjunto com a UDL desde que a mesma opere na função de RECIRCULAÇÃO (R) de ar, caso contrário, ou seja, EXAUSTÃO (E) de ar, haverá troca de temperatura com o ambiente exterior.

Os equipamentos UDL, podem ser instalados em qualquer local da sala que seja mais confortável para movimentação dos ocupantes.

Caso se trabalhe na condição de pressão negativa, fazendo a EXAUSTÃO do ar da sala, o ar condicionado dificilmente vencerá a perda de temperatura, fazendo com que o compressor do mesmo trabalhe constantemente de acordo com a temperatura lida pelo seu termostato, elevando assim o consumo de energia.

O equipamento apresenta ruídos que podem variar de 52 a 60 dB (decibéis).

Para a UDL500-PR (PISO/RECIRCULAÇÃO), basta uma tomada para que o equipamento seja ligado a energia (Plug&Play). Já para a UDL500-AR (AÉREO/RECIRCULAÇÃO) é necessário fixar na parede ou teto, através de nosso suporte de fixação que acompanha a caixa, ligá-lo à um ponto de energia que pode estar acoplado a um interruptor e caso opte em trabalhar com pressão negativa com a UDL500-AE (AÉREO/EXAUSTÃO), será necessário fazer um furo de 150 mm de diâmetro na parede para saído do ar.

Quanto mais alto seja instalado, o equipamento será mais eficiente, pois faz com que o ar exaurido da UDL circule melhor no local e faça um arraste com menos interferência e turbulência.

Caso a instalação seja na condição de pressão negativa, sugerimos instalar sempre na parede oposta a porta, ou o mais longe possível da porta, para que haja a varredura do ar do ambiente através do ar que entra pelas frestas de portas e janelas.
Lembrando que o modelo UDL 500 P (PISO) possui rodízios para movimentação e você pode colocar no local desejado desde que haja ponto de energia próximo.

As UDLs necessitam apenas que os filtros sejam trocados com datas pré-estabelecidas no manual do equipamento. As trocas dos filtros podem ser feitas manualmente sem a necessidade de um técnico.

Recomendamos SEMPRE a utilização de filtros originais Linter Filtros para evitar possíveis danos aos equipamentos.

Pré-filtro – (previsão de troca a cada 3 a 4 meses)
Filtro HEPA – (previsão de troca a cada 2 anos)

Agora que você conhece a UDL 500, você pode adquirir nosso equipamento.

Preencha nosso formulário e nos envie agora mesmo!

Sobre a Linter Filtros

 

Com mais de 25 anos de experiência, é especializada na fabricação e comercialização de filtros e equipamentos para filtragem de ar. Atua fortemente em indústrias farmacêuticas, químicas, hospitais, alimentícias e outros. Traz em seu DNA (impresso desde suas origens na suíça Luwa, pioneira na fabricação de filtros de ar), o compromisso com a sociedade de sempre oferecer produtos e serviços de padrão internacional.