EnglishPortugueseSpanish

Odores nos sistemas de exaustão ou ar condicionado?

Saiba como os filtros de carvão ativado pode ajudá-lo a minimizar estes impactos em seus sistemas.

 

O Carvão Ativado, é um excelente meio filtrante com poder de adsorção de Odores Indesejados, além de ser amplamente utilizado como meio filtrante em processos industriais. As substâncias adsorventes são aquelas que tem como característica a retenção de odores, gases, líquidos e outros agentes poluentes.

Como é feito o Carvão Ativado?

Por meio da queima de matérias orgânicas (tais como madeiras, casca de coco, ossos de animais entre outras) submetidas à temperaturas extremamente elevadas é que ele é obtido. Ocorre nesse processo uma mudança na estrutura do carvão, que tem sua porosidade significativamente aumentada, resultando assim em maior capacidade de adsorção.

As substâncias que forem adsorvidas, ficam retidas na superfície do carvão, sem que haja alterações em sua estrutura, isso é o que difere o processo de adsorção do processo de absorção, onde o elemento absorvido se une ao outro (como no caso da esponja que infla ao absorver o líquido, alterando seu volume).

O Carvão ativado, por ser elemento altamente poroso é utilizado como elemento filtrante no Tratamento de Ar onde existe a necessidade da atenuação de odores diversos. Ele fixa em seus poros os odores de outras matérias, promovendo desta forma a purificação ou desodorização ambiente.

Em instalações de climatização de ar, ele auxilia na atenuação odores tanto de origem orgânica, como inorgânica:
• Odores corporais
• Gordura
• Odores de Cozinha
• Fumaça de cigarro / fumaças em geral
• Solventes
• Agrotóxicos
• Gases prejudiciais, hidrocarboneto entre outros…

Como citado no artigo científico “Uso eficiente do carvão ativado como meio filtrante em processos industriais de João Carlos Mucciacito, as matérias-primas utilizadas para obtenção do carvão ativado são quase exclusivamente de origem vegetal e possuem alto poder de carbono, tais como:

– Casca de coco;
– Carvão mineral (antracito, betuminoso e lignito);
– Madeira de alta e baixa densidade (pinus, acácia etc);
– Turfa;
– Resíduos de petróleo;
– Ossos de animais;
– Resíduos agroindustriais;
– Açúcar;
– Caroço de azeitona;
– Casca de noz;
– Caroço de pêssego, entre outros.

As características do carvão ativado dependem da matéria-prima usada, as condições de ativação e a natureza dos agentes ativantes. Com isso, cada processo terá propriedades de adsorção diferentes e usos diversificados.

Com ampla utilização em diversos mercados de atuação o carvão ativado destaca-se no uso em Indústrias Alimentícias, Indústrias Químicas, Hospitais, Laboratórios entre outros, o filtro de carvão ativado cumpre o importante papel de reter agentes contaminantes como gases e fumaças prejudiciais à saúde, atenuando seus odores e promovendo o conforto ambiente.

Quer saber mais sobre os filtros de carvão ativado ou conhecer nossa linha de produtos? Acesse esta página 

Ou acesse nosso site e conheça linha completa de Filtros e Equipamentos para Tratamento de Ar.

Entre em Contato com a Linter