EnglishPortugueseSpanish

Como a manutenção preventiva pode melhorar e ampliar o tempo de vida do ar condicionado

manutencao-preventiva

Conheça os principais benefícios da manutenção preventina em sistemas de Ar Condicionado

Equipamento ideal e indispensável, em diversas regiões brasileiras, para refrigeração em ambientes fechados, os equipamentos de ar condicionado são muito eficazes na utilização em ambientes residenciais, industriais, corporativos, bem como em locais de lazer, visando a saúde, a climatização do ambiente e o bem estar das pessoas.

Algumas boas práticas porém, são essenciais para o bom funcionamento destes equipamentos, conheça algumas dicas que nossos especialistas prepararam.

Boas Práticas
A dica primordial e talvez a mais importante que ajuda tanto a manutenção do ar condicionado como a redução do consumo de energia é o simples ato de fechar portas e janelas quando for utilizar o sistema de ar condicionado.

Se mantivermos aberturas nos ambientes, o controle de temperatura ficará comprometido. O ar frio que escapa do local, permite a entrada de ar quente e sem filtragem, ocasionando a perda de qualidade do ar interior.

Enquanto isso, o equipamento continuará tentando climatizar o ambiente aumentando o consumo de energia (lembrando que o tempo que seu ar condicionado permanecer ligado, refletirá diretamente na conta de energia elétrica), e essas horas de funcionamento desnecessárias irão contribuir para a diminuição da vida útil do seu equipamento.

Os aparelhos de ar condicionados necessitam de limpeza e manutenção para seu bom funcionamento, e outra boa prática que contribui para o aumento da vida útil e garantia de performance, é a limpeza ou substituição dos filtros de ar no momento correto, ou seja, a realização das manutenções preventivas.

Os principais pontos a se observar na Manutenção de Ar Condicionado de acordo com a NBR 13.971 são:

  • Limpeza dos componentes:
    • Trocadores de calor
    • Ventiladores
    • Painéis, gabinetes e demais componentes
    • Filtros de ar
  • Sistema de transmissão e partes móveis:
    • Correias
    • Acoplamentos / Polias / Rolamentos
  • Componentes de maior potência, que devem ser avaliados constantemente
    • Motores
    • Compressores
    • Resistências

Troca de Filtros

O momento adequado para a limpeza ou troca dos filtros de ar, varia de acordo com o modelo e a frequência de sua utilização.
A função dos filtros nos sistemas de ar condicionado é barrar as impurezas e garantir a qualidade do ar, e a saúde das pessoas nos ambientes condicionados.

No processo da troca preventiva dos filtros, é possível identificar de forma antecipada quando existe sobrecarga de contaminantes em um filtro, sendo assim se está na hora de trocá-los ou retirá-los para lavagem (no caso dos filtros laváveis).

Mas você sabe quando realizar a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é aquela que antecede a manutenção corretiva.

Além de gerar inúmeros benefícios como maior conforto térmico, aumento da vida útil dos equipamentos, redução de consumo de energia elétrica entre outros, as inspeções são realizadas, a fim de identificar defeitos, necessidade de ajustes, trocas de peças e troca de filtros.

Se devidamente realizadas, as manutenções preventivas cumprem o propósito de reduzir a probabilidade de falha dos equipamentos, e ainda espaçam o tempo das manutenções corretivas nos mesmos.

Realizadas segundo cronograma previamente estabelecido, veja o artigo PMOC e entenda melhor.

Entre em Contato com a Linter