EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish
+55 (11) 5643-4477
+55 (11) 9.9614-8084

Formulário Preenchido com Sucesso!

Olá ,

Você preencheu nosso formulário e enviamos nosso E-BOOK para o e-mail . Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de spam.

Vimos que você tem interesse em .

Gostaríamos de entrar em contato para melhor atendê-lo (a). Em breve um dos nossos especialistas entrará em contato.

Caso tenha interesse, abaixo temos um F.A.Q. para você verificar as principais dúvidas sobre os Sistemas de Descontaminação de Ar. Mas fique tranquilo (a). Nosso e-book irá esclarecer todas as suas principais dúvidas.   

Boa leitura! 🙂

Atenciosamente,
Equipe LINTER FILTROS

Clique sobre as perguntas para verificar as respostas.
Você encontrará respostas para nossas mais frequentes perguntas sobre a Unidade de Descontaminação de Ar Linter - UDL 500

O que significa UDL 500?

UDL 500 é uma linha de equipamentos para descontaminação do ar. O termo é um sigla que corresponde Unidade de Descontaminação Linter. O número 500 significa a vazão, ou seja, 500 m³/h. Os principais modelos ainda possuem a siglas PR (modelo de PISO que faz a RECIRCULAÇÃO do ar), AR (modelo AÉREO que faz a RECIRCULAÇÃO do ar) e AE (modelo AÉREO que faz a EXAUSTÃO do ar).

As UDLs apresentam dois modelos, a UDL 500 R e a UDL 500 E. Qual a diferença entre os modelos?

A UDL 500 R tem a função de RECIRCULAR o ar do ambiente. Já a UDL 500 E tem a função de EXAUSTÃO do ar para fora do ambiente.

Qual a diferença entre pressão negativa e recirculação do ar?

Pressão negativa (UDL-500-AE): O ar é completamente extraido da sala em questão, arrastando todo e qualquer particulado gerado para o filtro HEPA H14 com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm, antes de atingir o ambiente externo, garantindo assim que possíveis partículas contaminadas geradas nos procedimentos sejam direcionados para o equipamento de exaustão e não vá em direção aos corredores ou recepção, nesse caso o equipamento deve ser instalado de preferência na parede oposta a porta, pois o ar será compensado pelas frestas de portas e janelas, garantindo o arraste na sala.

Recirculação do ar (UDL-500-AR e ou UDL-500-PR): O ar do ambiente, onde o equipamento está instalado, irá passar pelo filtro na proporção vazão do equipamento / volume da sala, com alto grau de retenção do filtro HEPA H14 com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm, garantindo que a cada passagem do volume total o ar que retorna para a sala, retorna em forma de ar estéril, gerando assim um ambiente cada vez mais limpo, o que chamamos de ambiente controlado. Esse ar estéril é o mesmo utilizado em centros cirúrgicos, salas limpas, farmacêuticas e laboratórios para fabricação e envase de medicamentos.

Em qual dos equipamentos eu obtenho maior proteção? A UDL 500 R (RECIRCULAÇÃO) ou a UDL 500 E (EXAUSTÃO)?

Ambas os modelos protegem o profissional, porém vale lembrar que até o contaminante atingir o filtro HEPA, tudo é possível, mas após ter contato com o equipamento, nós julgamos que o sistema de RECIRCULAÇÃO protegerá mais o ambiente e o profissional, pois o ar de seu consultório estará em constante movimentação e passando pelo filtro HEPA H14 com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm, garantindo assim um ar cada vez mais estéril dentro do ambiente de trabalho que é para onde o ar retorna, ao invés de ser jogado para o ambiente exterior.

A UDL trará resultado no meu local de trabalho? Qual a metragem necessária para que o equipamento funcione?

Em função dos equipamentos atenderem vazão máxima de 500 m³/h, sugerimos que trabalhem em salas de até 80 m³ de volume, pois assim conseguirá fazer a passagem do ar total da sala em até 6 vezes por hora, o que significa trocar ou recircular o volume total de ar da sala em até 6 vezes no mínimo. Caso o volume da sala seja maior, será necessário trabalhar com equipamentos de vazão diferenciada ou mais de um equipamento. Seguindo estes padrões o uso da sua UDL será extremamente eficaz.

Quais são os filtros utilizados nas UDLs?

Utilizamos um pré filtro de classe G4 (NBR 16101:2012) para filtragem de particulados grossos e um filtro HEPA H14 (EN-1822) com 99,995% de retenção de partículas até 0,3 µm.

De quanto em quanto tempo é necessário a troca dos filtros, considerando uma utilização diária?

Os pré filtros classe G4 são recomendados trocas a cada 3 ou 4 meses e os filtros HEPA em média a cada 24 meses. Em casos de quartos de isolamentos, a recomendação é trocar a cada 12 meses os filtros HEPA, onde se tem a certeza de pacientes contaminados dentro do ambiente.

O que é filtro HEPA (absoluto)?

O filtro HEPA com classe de filtragem H14 (EN-1822) retém 99,995% de partículas até 0,3 µm, o que garante um ar estéril saindo pelo lado limpo do filtro. O elemento filtrante é composto por micro fibra de vidro que ao ser prensada garante alto grau de filtração para o ar, este filtro é utilizado nos ambientes mais limpos e específicos existentes na face da Terra e até mesmo em estações espaciais, garantindo a pureza do ar respirado por todos.

Posso utilizar a UDL em conjunto com o meu ar condicionado?

Sim, o ar condicionado pode trabalhar em conjunto com a UDL desde que a mesma opere na função de RECIRCULAÇÃO (R) de ar, caso contrário, ou seja, EXAUSTÃO (E) de ar, haverá troca de temperatura com o ambiente exterior.

Eu posso utilizar a UDL ao lado do ar condicionado?

Os equipamentos UDL, podem ser instalados em qualquer local da sala que seja mais confortável para movimentação dos ocupantes.

Quando a UDL estiver funcionando o compressor do ar condicionado ficará trabalhando constantemente?

Caso se trabalhe na condição de pressão negativa, fazendo a EXAUSTÃO do ar da sala, o ar condicionado dificilmente vencerá a perda de temperatura, fazendo com que o compressor do mesmo trabalhe constantemente de acordo com a temperatura lida pelo seu termostato, elevando assim o consumo de energia.

Quais as medidas e peso da UDLs?

UDL 500 PR

UDL 500 PR

UDL 500 AR

UDL 500 AR

UDL 500 AE

UDL 500 AE

Como é feita a instalação da UDL? A Linter Filtros instala ou indica alguma empresa?

Para a UDL500-PR (PISO/RECIRCULAÇÃO), basta uma tomada para que o equipamento seja ligado a energia (Plug&Play). Já para a UDL500-AR (AÉREO/RECIRCULAÇÃO) é necessário fixar na parede ou teto, através de nosso suporte de fixação que acompanha a caixa, ligá-lo à um ponto de energia que pode estar acoplado a um interruptor e caso opte em trabalhar com pressão negativa com a UDL500-AE (AÉREO/EXAUSTÃO), será necessário fazer um furo de 150 mm de diâmetro na parede para saído do ar.

As UDLs são barulhentas, qual é o nível de ruído do equipamento?

O equipamento apresenta ruídos que podem variar de 52 a 60 dB (decibéis).

52 a 60 dB

Como é feita a manutenção das UDLs?

As UDLs necessitam apenas que os filtros sejam trocados com datas pré-estabelecidas no manual do equipamento. As trocas dos filtros podem ser feitas manualmente sem a necessidade de um técnico.

Recomendamos SEMPRE a utilização de filtros originais Linter Filtros para evitar possíveis danos aos equipamentos.

Pré-filtro – (previsão de troca a cada 3 a 4 meses)
Filtro HEPA – (previsão de troca a cada 2 anos)

A UDL necessita de órgão certificador?

Ainda não possui protocolo que prove a necessidade de certificação por Inmetro ou Anvisa, caso isso seja protocolado por alguma portaria, iremos providenciá-lo prontamente.

Qual é o melhor local para instalação da UDL 500 A (Equipamento fixo)?

Quanto mais alto seja instalado, o equipamento será mais eficiente, pois faz com que o ar exaurido da UDL circule melhor no local e faça um arraste com menos interferência e turbulência.

Caso a instalação seja na condição de pressão negativa, sugerimos instalar sempre na parede oposta a porta, ou o mais longe possível da porta, para que haja a varredura do ar do ambiente através do ar que entra pelas frestas de portas e janelas.
Lembrando que o modelo UDL 500 P (PISO) possui rodízios para movimentação e você pode colocar no local desejado desde que haja ponto de energia próximo.

Como eu faço para adquirir uma UDL?

As UDLs são vendidas exclusivamente pela Linter Filtros. Você pode entrar em contato diretamente com a Linter pelos canais de venda:
– E-mail: udl@linterfiltros.com.br
– Telefone: (11) 5643-4477
– Celular / Whatsapp: (11) 9.9614-8084