EnglishPortugueseSpanish

A Importância dos Filtros de Ar

A importância do uso correto dos filtros de ar tornou-se fundamental para garantir que ambientes fechados sejam locais com boa qualidade do ar e consequentemente áreas saudáveis para pessoas, equipamentos e processos fabris.

A busca por ações que melhorem o ar destes ambientes irá passar pelo uso correto de procedimentos que as empresas devem praticar, principalmente em relação a manutenção de centrais de ar condicionado e equipamentos que utilizam filtros de ar.

Alguns segmentos industriais como farmacêuticos, alimentícios, têxteis, químicos, entre outros, possuem processos de fabricação que emitem partículas e gases que ficam em suspensão no ar e podem ser nocivos à saúde de seus funcionários ou contaminar a linha de produção.

Tratamento de ar significa que o uso correto dos filtros de ar são de extrema importância para determinar a qualidade e o tipo de ar que se deseja obter, já que as partículas suspensas irão variar de tamanho e volume. Dependendo do ar que ser quer obter, o tipo do filtro de ar deve ser levado em consideração. Vamos definir qual filtro de ar é melhor indicado para determinadas aplicações e o que iremos obter na utilização. Veja a seguir os tipos de filtros de ar e suas principais aplicações:

Pré-Filtros

Os Pré-filtros ou filtros grossos são utilizados em diversos setores e aplicados em vários equipamentos dos sistemas de ventilação. Estes filtros tem a função de tratar o ar ambiente retirando, principalmente, insetos, partículas de poeiras, fibras, gases, fumaças, entre outros particulados do ar.

Estes poluentes são responsáveis por carregarem agentes que causam doenças como gripes, alergias e resfriados.

Os riscos de contaminação em indústria são muito maiores que em outros locais, devido ao processo e manuseio de matérias primas.

Estes filtros possuem classe G3, G4 e M5 (ABNT NBR – 16101:2012) e podemos destacar os filtros:

Estes filtros são muito utilizados em sistemas de filtragem como pré-filtros para filtros finos e filtros absolutos (HEPA), pois possuem baixo custo e aumentam a vida útil dos filtros de alta eficiência (Filtros Fino e HEPA).

Filtros Finos

Os Filtros Finos juntamente com os Filtros Absolutos são considerados filtros de alta eficiência. Os Filtros Finos removem contaminantes aéreos como fumaça, vapor, pólen, fuligem, bactérias, entre outros contaminantes.

São muito utilizados em salas limpas, ambientes controlados, indústrias farmacêuticas, alimentícias ou locais que necessitam ter uma pureza de ar mais elaborada.

Os Filtros Finos também são aplicáveis como filtros finais ou pré-filtros de filtros absolutos (HEPA / ULPA) em instalações HVAC.

Filtros Absolutos

Os Filtros Absolutos são os filtros com eficiência acima de 99,99% para partículas de até 0,3µ. Destina-se a proteção de pessoas e equipamentos. São utilizados em situações que requerem níveis elevados de pureza de ar.

As principais aplicações são na fabricação de microeletrônicos, indústria de semicondutores, hospitais (principalmente em centros cirúrgicos), indústria química, farmacêutica, alimentícia, laboratórios e centros de pesquisas.

Filtros de Carvão Ativado

O Filtro de Carvão Ativado tem a principal função atenuar odores. Seu uso mais comum é voltado para absorção, adsorção ou quimissorção de gases, onde o carvão irá reter em seus poros impurezas e elementos poluentes. O Filtro de Carvão Ativado para Ar tem aplicação em diversos setores das indústrias químicas, alimentícia, farmacêutica, hospitais e em sistemas de filtragem, bem como no tratamento de gases tóxicos resultantes de processos industriais.

Filtros de Ar Multi Bolsas

Os Filtros de Ar Multi-Bolsas é recomendado para altas vazões associados as grandes concentrações de particulados.

Devido a suas características, os Filtros Multi-bolsa retêm partículas contaminantes gradativamente ao longo do seu meio filtrante, evitando saturações superficiais e consequentemente maior vida útil.

Outra característica destes filtros é a ampla gama de eficiência de filtragem que atende. Os Filtros Multi-bolsa podem ser utilizados para classes de filtragem G3, G4 e M5, e classes de filtragem fina – F7, F8 e F9.

Devido a sua versatilidade os Filtros Multi-bolsas são utilizados principalmente na indústria farmacêutica, hospitais, salas limpas, centrais de ar condicionado, cabines de pintura, compressores e sopradores, e no uso como pré-filtro para filtros absolutos (HEPA).

Independente dos tipos de filtros e modelos a verificação periódica para substituição é fator fundamental para a conservação dos sistemas, economia de energia e principalmente manter a qualidade do ar.


A Linter Filtros é umas das maiores fabricantes de filtros de ar e equipamentos para filtragem de ar. A Linter é fabricante também dos Purificadores de Ar com Filtro Hepa e Lâmpada UV que eliminam cerca de 99,95% de vírus e bactérias presentes no ar. Ideal para uso em escritórios, salas comerciais e demais ambientes fechados.

Caso você apresente alguma dúvida, sugerimos que entre em contato com a Linter Filtros. Nossos engenheiros irão detalhar melhor e indicar a melhor opção para sua empresa.

Clique no botão abaixo 👇🏼 e entre em contato com a Linter Filtros.

Solicitar Contato

 

Entre em Contato com a Linter